quarta-feira, 11 de julho de 2018

D(O) FUNDO DA GAVETA



(Breves notas sobre a última publicação de Vasco Pulido Valente, não propriamente uma nova obra (de raiz), mas mesmo assim matéria relevante para combater a nossa ignorância nacional sobre um período tão tumultuoso. Por estranho que pareça uma boa leitura de férias.)

Não duvido que Vasco Pulido Valente (VPV) poderia ter sido um grande historiador, talvez o maior dos conhecidos até agora, do Portugal Contemporâneo. Várias razões convergem para explicar que o não tenha sido até ao momento, apesar do ego do autor poder dizer o contrário.

Tudo isto vem a propósito do que VPV considera ser “dois fragmentos de uma hipotética história do Portugal moderno, anteriormente apresentados num seminário do ICS de 1989-1990. Graças à intervenção do também historiador Rui Ramos que preservara o manuscrito de tais “fragmentos” e que VPV perdera na desorganização da vida, “O FUNDO DA GAVETA - Contra-Revolução e Radicalismo no Portugal Moderno” é a publicação desses fragmentos com uma revisão mínima, pelo que se entende do prefácio assinado pelo autor.

Os períodos em causa são os 1823-24 e de 1864-70 e VPV regressa ao que verdadeiramente sabe e penso que ficou irremediavelmente preso dessa tentação de tudo querer explicar a partir do século XIX português. VPV tem razão quando refere a injustiça de se afirmar que Portugal nada sabe deste período, simplesmente porque ninguém o explicou com rigor e decência. Pela narrativa que o autor constrói sobretudo do período de 1823-24, percebe-se o que poderia ter sido uma história aprofundada desses eventos como a “Vilafrancada”, a ingénua ideia da recuperação do Brasil já a revolta de D. Pedro tava em marcha e a “Abrilada”. De facto, a história que tivemos no liceu apagou praticamente a projeção do conflito entre o realismo absolutista (de D. Miguel e apaniguados) e o jacobinismo radical, bem pouco radical face às suas manifestações em França e em Espanha. A narrativa de VPV é simultaneamente discursiva e visando uma explicação global dos acontecimentos, mas o estilo é sugestivo e a leitura não é fácil, não por causa do estilo do autor, mas porque de facto nos falta informação prévia sobre aqueles eventos sobre os quais VPV constrói a narrativa global.

Oportunidade também para se “conviver” com nomes que passaram demasiado depressa pela nossa formação histórica, como Palmela, Rio Maior, Loulé, Subserra e muitos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário