segunda-feira, 30 de setembro de 2019

CENTENITE



(Tenho para mim que a experiência política de António Costa e o seu conhecimento das práticas do Ministério Público tê-lo ão preparado para antecipar o rebentamento do “affair” Tancos em plena campanha eleitoral. O meu otimismo não se estende, porém, a outras personalidades do PS. E o que é curioso e sinal dos tempos políticos é a importância crescente em relação direta com os danos colaterais de Tancos que Centeno assume como personagem política e como método de ação.)

Não tenho dúvidas de que Rui Rio encontrou provavelmente no assunto de Tancos a motivação que lhe faltava para ir um pouco (ou muito, veremos) mais além do impulso que tivera com o ar relativamente despreocupado com que encarou os primeiros debates. E, mais do que a sua motivação pessoal, os efeitos de Tancos são uma espécie de armadilha para os que imaginaram dentro do PSD que quanto pior melhor para a sua estratégia de construção de uma alternativa à atual liderança. Foram obrigados a parar para pensar, moderar ímpetos, esperar pelos desenvolvimentos e captar melhor o momento político do partido. E se analisarmos bem não há grandes alterações na postura política de Rio. Está lá intacto o seu pensamento básico e linear sobre a maioria dos assuntos, o relativo desprendimento com que se refere a algumas tomadas de posição, a sua eterna perceção de que nunca terá uma boa imprensa, sobretudo pelas bandas de Lisboa (e por isso por que razão valerá a pena facilitar-lhe a vida?), enfim um padrão de comportamento político que se fartou de utilizar na gestão do Porto. E a nossa tentação é julgar esse padrão de comportamento político pelos critérios de quem vê na política algo mais do que a linearidade e o pensamento básico sobre as coisas, quando na verdade existe um padrão de eleitorado que não sabemos quantificar com rigor que gosta do estilo e que o prefere a uma arrogância gratuita. Por isso, estamos condenados a ter uma ida às urnas com fatores exógenos a pesar na decisão. “Les jeux sont faits”, os danos estão em curso, ninguém pode verdadeiramente antecipar os seus efeitos, salvo qualquer sondagem que exista por aí para além da última conhecida que dava naturalmente encurtamento da distância entre o PS e o PSD.

E eis que Centeno regressa à liça, no quadro de um traço particularmente representativo deste último ano político e que consiste na valorização da “Centenite”, como elemento de confiança no rigor da gestão das contas públicas e claramente um piscar de olhos a que algum centro-direita é sensível. Não é preciso ser-se um analista político de excelsa intuição para compreender que a vinda a terreno eleitoral de Centeno, zurzindo na alegada inconsistência de quase cinco mil milhões de euros no programa económico do PSD, prolonga aquele traço anteriormente referido e introduz na campanha uma espécie de contrafogo à incompetência dos que quiseram transformar a recuperação das armas numa operação de elevado interesse nacional. Já haverá pouco tempo para medir a eficácia do contrafogo, o que parece indiscutível é que o fogo inicial em torno de Tancos está ainda longe de um rescaldo normalizador, veja-se o isolamento do PS no Parlamento para admitir ou não a discussão do caso, colocando Ferro Rodrigues perante uma decisão de extrema dificuldade. É preciso não esquecer que, em matéria de contas orçamentais de medidas futuras, quem está na oposição está sempre em inferioridade, a não ser que tenha alimentado espiões dentro da máquina para acumular informação de pormenorização de custos orçamentais.

No fim de contas, o que poderia ser um excelente debate sobre modelos de gestão da coisa pública e da margem de manobra orçamental num país que necessita de realizar a transformação estrutural da sua economia, potenciando sinais e evidências inovadoras e aniquilando inércias e bloqueios está refém das lógicas de fogo e contrafogo, que não é um ambiente propício às ideias mais substanciais.

Mas à esquerda estamos sempre a aprender com o sortilégio da política e muito temos que aprender. Quem anteciparia que o método e a ação Centeno, sinteticamente a minha “Centenite” se transformasse num vetor central da ação política do governo de António Costa. Talvez o slogan da viragem da página de austeridade se tenha consumido depressa e perdido na vertigem das contradições da política. Mas o que é indiscutível é que Centeno ocupou esse espaço e uma parte significativa do eleitorado reconheceu a sua iniciativa e empenho. Talvez não conheçamos o país e o eleitorado que temos, segundo um modelo de representação dessas duas realidades mais em função do que desejaríamos que fossem do que efetivamente são. Ou talvez a ideia de bancarrota tenha penetrado mais fundo do que pensávamos no imaginário prospetivo dos portugueses. Mas tudo isto acontecer numa legislatura em que o PS governou com ajuda preciosa da esquerda parlamentar é de facto um prodígio de novidade política. Imagino que os espanhóis tenham dificuldade em compreender esta criatividade política, em parte em linha com alguns momentos de intensa imaginação política na história do país. Por isso, Tancos foi a dádiva caída do céu para uma direita que estava às aranhas com a “Centenite”. E já agora ficou-me na memória a maneira como Vasco Pulido Valente do alto da sua amargura arrasou o pretenso conhecimento do caso por parte de António Costa: “Muito simples: ninguém vai confessar ao patrão que é um idiota, sobretudo quando se arrisca a ser pública e vergonhosamente despedido”.

Sem comentários:

Enviar um comentário