domingo, 28 de novembro de 2021

O SEMPRE EM PÉ?

 


(As imagens da noite de ontem, contrastadas entre dois hotéis, o de Lisboa e o do Porto, constituíram uma representação simbólica do que estava em jogo nas eleições primárias do PSD, sobretudo pelo que de oposto as atravessava, não só em termos de personalidades mas também em termos de estratégia política. A imagem do desalento de Rangel e o assomo de firmeza de Rio assumiram ontem um alcance bastante mais vasto do que o habitual confronto entre o derrotado e o vencedor, sobretudo porque traziam consigo os dois contextos que conduziram às primárias e ao desejo que vingou de clarificação).

Para quem viu as imagens de ontem com atenção, foi claro perceber que, no hotel de Lisboa, os ideólogos da campanha de Rangel estavam escondidos que nem ratos aguardando pela passagem do dilúvio, de Poiares Maduro e Fernando Alexandre nem se lhe viu o rasto (Alexandre continua a não acertar onde depositar as suas cartas desperdiçando qualidade e talento que até doi) e dos que viram na candidatura de Rangel a oportunidade para finalmente reorganizar e relançar a direita também não se lhes viu sequer a sombra ou um sorriso mesmo que amarelo. O ar amargurado de José Manuel Fernandes (Observador) no seu comentário político na RTP 3 condoía o mais insensível e dos que viram na vitória de Moedas um bom sinal também estavam recolhidos até à próxima. No hotel do Porto, lá apareceram pilares tais como António Tavares (Santa Casa da Misericórdia do Porto) e Arlindo Cunha e, em tea-shirt preta digna de um unicórnio das TIC, Salvador Malheiro, líder da campanha de Rio, exultava com o feito, feliz como um passarinho libertado de uma gaiola restritiva. E claro que, à sua boa maneira, Rio atirava-se nas suas primeiras palavras aos pretensos donos do partido e das distritais (a votação em Braga foi surpreendente em contramão com a orientação da estrela emergente Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, e obviamente os seus inimigos de estimação, os comentadores políticos.

De facto, embora as suas limitações sejam pesadas, Rio não engana ninguém e tem sido essa postura que muitos apelidam de suicida que lhe tem garantido o estatuto de “sempre em pé”.

Tem-se especulado sobre o que é que no íntimo da primeira “entourage” de Costa se desejaria quanto aos resultados das eleições de ontem no PSD. O linearismo de Ventura não engana, afirmando com segurança que o PS desejaria a vitória de Rio. Outros, pelo contrário, alertam que nesse grupo próximo de Costa se pensava que seria mais fácil derrotar Rangel do que Rio (e as últimas sondagens sugerem que seria assim por alguma margem), sobretudo pelos papões eleitorais que a candidatura de Rangel permitiria construir. E não se trata de considerar o élan que a vitória nas primárias representaria, já que esse élan existiria sempre qualquer que fosse o vencedor. Pacheco Pereira deve ter exultado com o resultado (existindo neste momento a suspeita de saber se a CNN Portugal enterra ou não o Circulatura do Quadrado ou como venha a chamar-se). Na minha modesta avaliação, Rio é um adversário duro de roer, não pela elaboração do seu pensamento político, mas sobretudo pela sua intuição das questões a que eleitor mediano em Portugal é sensível no momento de escolher. Em meu entender, Rio é alguém que roça frequentemente o populismo sem disso tomar devida conta, simplesmente porque pensando à sua maneira anda pelas bordas desse populismo, sobretudo pela sua intuição para o contacto mais direto com o eleitor conceptualmente não elaborado.

Neste plano, a importância de homens não particularmente brilhantes no plano político das ideias, como Salvador Malheiro ou José Silvano, foi crucial para a vitória de ontem e certamente sê-lo-á também para a batalha de janeiro, ainda interrogada pelo possível impacto da pandemia na contenda. A comunicação com os militantes de base é uma arte e a questão estará em saber se essa arte é a mesma da relação direta com o eleitor. Tudo indica que Malheiro terá sido o artífice da utilização dos meios digitais para o contacto de última hora com os militantes de base, vencendo orientações de muitas das distritais.

A direita do PSD e daquela que desejava capturar o partido sai derrotada do confronto de ontem não apenas porque perdeu, ponto, por pouco mas perdeu, mas sobretudo porque se apercebe que mesmo que Rio seja derrotado nas legislativas de 30 de janeiro não é seguro que isso signifique o seu afastamento do PSD e daí que a estratégia de recompor a direita não a partir do centro mas a partir de uma radicalização de direita fique de novo na prateleira aguardando melhores dias e outros personagens para recompor a cena, já que a peça é a mesma.

Neste contexto, o PS de António Costa enfrentará no confronto de janeiro de 2022 um enorme desafio de clarificação, não podendo a meu ver afirmar-se pela denúncia do papão da direita ou de regressos ao passado, mas antes pela defesa fundamental do seu papel de charneira na sociedade portuguesa, dados os desafios que ela própria enfrenta. Já aqui defendi que não é tempo de apagar o que significou a geringonça. A política faz-se em função das condições concretas e não em função de princípios abstratos. Pode ter-se dinamizado uma “geringonça política” e simultaneamente continuar a ser um partido de charneira na sociedade portuguesa. O que será necessário é mostrar com clareza quais são as opções centrais que materializam essa posição de charneira no contexto atual da sociedade portuguesa. Depois, os resultados dirão qual a formulação política parlamentar que melhor as pode materializar. Ser um partido de charneira não significa esquecer a sua dimensão progressista e de sensibilidade aos problemas que só essa dimensão poderá resolver ou mitigar: a desigualdade, a transição energética e digital sem penalizar a redução dessa desigualdade, os fatores multidimensionais da pobreza, a sustentabilidade da segurança social, o lugar que tem de ser concedido à dinâmica de afirmação dos jovens mais qualificados e sobretudo uma melhor compreensão do mundo empresarial.

Não se trata de baralhar e tornar a dar na mesma direção. Alguma dimensão de mudança tem de ser introduzida no programa eleitoral.

Aguardemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário