domingo, 4 de março de 2018

REPRESENTANTES DE UM TEMPO QUE SE ESVAI …




(José Manuel Galvão Teles sempre foi uma daquelas personalidades de elite que identificava para mim a modernidade da democracia face ao breu do antigo regime. Ei-lo que se apresenta tal como sempre foi numa entrevista à revista do Expresso que é em si um documento histórico sobre o modo como construímos a transição democrática.

Não vou dissertar sobre uma entrevista que tem de ser lida, ponto. Vou apenas citar a sua última resposta, a que aborda a questão, E agora José:

Agora tenho esta doença, não sei como vai ser. O futuro a Deus pertence, costuma dizer-se. A mim é que não pertence, certamente. Julgo que tenho aceitado calmamente a situação em que estou, nunca me queixo. Só me custa não fazer algumas das coisas que ainda queria fazer. Gostava muito de ir a Berlim, para ver a arquitetura da nova cidade e de me despedir de Nova Iorque … Mas tenho este defeito ou esta virtude: não gosto de perder nem a feijões. Portanto, tento continuar a minha vida normal. Duas vezes por semana vou a Torres Vedras, a uma clínica especializada em fisioterapia de Parkinson. Dizem-me que sou o mais rebelde que já passou por lá. Estou sempre a fazer coisas que não querem que faça, mas luto terrivelmente contra a doença, porque quero vencê-la. E vencê-la é morrer antes de deixar de estar bem de cabeça. E, se puder, ter também alguma liberdade corporal. Por isso, agarro-me à minha liberdade com todas as forças e, por vezes, corro riscos evitáveis só para me sentir livre.”


Para ler em contraponto com a crónica de Clara Ferreira Alves sobre o envelhecimento.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário