terça-feira, 27 de março de 2018

SOLIDARIEDADES ABRANGENTES



(Breve reflexão sobre o desaparecimento de Manuel Reis, uma personalidade que não tive o prazer de conhecer. Pretexto para divagar sobre sociologias lisboetas, contrapondo-as às do Porto.)

Embora algumas, pequenas e fugidias, experiências sobre a noite lisboeta já se tenham perdido nas irreversíveis perdas de memória ditadas pela usura do tempo, interessou-me a leitura dos múltiplos testemunhos que surgiram nos jornais sobre o desaparecimento de Manuel Reis, proprietário das “instituições” lisboetas da Frágil e do Lux Frágil. Nunca privei ou conheci a personalidade em causa, mas a generalidade dos testemunhos que li apontam para um agregador nato e os mais entusiastas falaram mesmo sobre o “inventor” da noite de Lisboa, 'líder', 'mito', 'Papa', 'Jedi’, ‘Soldado da luz’. Esta matéria interessa-me profundamente, pois aponta para o que poderíamos chamar de sociologia das atmosferas urbanas, aquilo que está sempre para além das infraestruturas, da arquitetura do espaço público, da por vezes desesperada tentativa de influenciar e marcar a vida urbana, a sua dinâmica e animação. Regra geral, essa sociologia das atmosferas urbanas vai sempre dar a personalidades e vidas como a de Manuel Reis como posso depreender dos testemunhos que tive oportunidade de ler.

Mas o que mais saltou à minha curiosidade foi a extrema abrangência dos testemunhos que registei. Reunir no mesmo registo testemunhos como os de Miguel Esteves Cardoso, Augusto Manuel Seabra, Jorge Barreto Xavier, Ana Salazar. João Pinharanda, Joana Vasconcelos, Pedro Marques Lopes, Fernanda Câncio, Ministro da Cultura, Câmara Municipal de Lisboa significa uma solidariedade convergente de grande abrangência.

Finalmente, dei comigo a pensar com os meus botões e a interrogar-me: haverá no Porto condições para uma convergência tão abrangente? Onde estarão os “Manuel Reis” das atmosferas do Porto?

Que respondam os que ainda usufruem desse privilégio de viver tais atmosferas, sobretudo as da noite!

Sem comentários:

Enviar um comentário