quinta-feira, 16 de junho de 2022

CAMILO NOGUEIRA, MEDALHA CASTELAO 2022

 


(Já perdera na memória a última vez que tive oportunidade de conversar com Camilo Nogueira, engenheiro e economista, nacionalista galego com quem tive oportunidade de trabalhar em alguns momentos da minha proximidade de cooperação com gente universitária, e não só, da Galiza, comprometida com a autonomia regional. Mas é das personalidades de que tenho mais recordações, sobretudo pela sensatez do seu pensamento e profundo defensor das raízes da autonomia galega e dos fundamentos da Nação galega. O novo Presidente da Xunta da Galiza, Alfonso Rueda, anunciou hoje o nome de Camilo Nogueira como um dos premiados com a medalha Castelao 2022. Uma excelente indicação sobre o início de mandato de Rueda e uma justa celebração, com uma medalha que toda ela é homenagem ao pensamento galego, do contributo inestimável de Nogueira para o Estatuto de Autonomia da Galiza.)

Uma boa notícia de fim de feriado, sobretudo quando alguém que desempenhou durante muitos anos funções políticas no Parlamento galego e no Parlamento Europeu, em representação do Bloco Nacionalista Galego depois de ter militado na clandestinidade da ditadura franquista no partido Unión do Pobo Galego.

Camilo Nogueira é um profundo conhecedor da economia galega, mas o seu principal contributo terá sido a sua forte intervenção na elaboração do Ante-Projeto do Estatuto da Autonomia da Galiza que haveria de permitir integrar a Galiza entre as chamadas autonomias históricas, juntamente com a Catalunha e com o País Basco. O que sempre me impressionou foi sempre a sua capacidade de honrar com o seu conhecimento o nacionalismo galego em simultâneo com o seu profundo europeísmo, sendo conhecida a sua primeira intervenção no Parlamento Europeu em que usou o galego para se expressar e dirigir a todo o anfiteatro. O prémio que a Fundação Coppieters lhe atribuiu em Bruxelas, em 2019, pela sua defesa da identidade do povo galego ilustra bem essa sua capacidade de defesa simultânea dessas duas causas.

Que o nome de Camilo Nogueira esteja num conjunto de galardoados com a medalha Castelao em decisão do Conselho da Xunta é também um excelente indicador do estado do pacto democrático que hoje caracteriza a situação política galega, há longo tempo sob a liderança do PP.

Sem comentários:

Enviar um comentário