terça-feira, 28 de junho de 2022

UMA CERTEZA NO PRINCÍPIO DA INCERTEZA

 


(Confesso que nos últimos tempos tenho visto poucas edições do Princípio da Incerteza na CNN Portugal, com Alexandra Leitão, António Lobo Xavier e José Pacheco Pereira, moderados por Carlos Andrade. Alguma imprevisibilidade de horário e sobretudo o dia, domingo, já a pensar na semana de trabalho seguinte e regra geral a deitar-me cedo explicam essa reduzida assiduidade da minha parte. No Funchal, cada vez mais cosmopolita, e com pouco tempo para pensar no blogue, arranjei uns minutos para analisar o que parece resultar deste momento do programa depois da saída de Ana Catarina Mendes.)

Em poucas palavras, o que marca fundamentalmente esta edição do Princípio da Incerteza é a “certeza” que Alexandra Leitão e a significativa melhoria de qualidade do programa graças à capacidade de intervenção da agora deputada da Assembleia da República representam.

Claro que também penso que a saída de Alexandra Leitão do Governo foi mal explicada. Não me quero aventurar em interpretações fantasiosas sobre o que de impensável para um cidadão normal passa frequentemente pelo mundo da política partidária. Até posso dar de barato que esse facto poderá não ter tido qualquer significado.

Agora, o que me parece resultar claro da qualidade e autoridade com que Alexandra Leitão se passeia pelo programa, sem qualquer inferioridade ou inibição face aos pesos pesados Pacheco Pereira e Lobo Xavier, como aliás acontecia, por vezes, com Ana Catarina Mendes, é que temos Mulher para grandes voos políticos e poder de decisão não lhe falta.

Dou comigo a pensar que entre as personalidades da governação PS, que pensam naturalmente, os ou as mais novas em horizonte de longo prazo, pós António Costa, não haverá ninguém com o perfil de Alexandra Leitão. Não faço a mínima ideia se a personagem tem ou não ambição política para mais largos voos. As Marianas, as Anas, os Fernandos, Nunos ou Duartes que se cuidem, pois ou muito me engano ou está aqui a nascer uma Mulher, uma Política de grande nível.

Cara Alexandra, bastaria ouvir a sua posição sobre a decisão do Supremo Tribunal americano sobre o aborto para me convencer. Que firmeza, que clareza, que contundência! É assim que entendo a política.

Sem comentários:

Enviar um comentário