domingo, 20 de novembro de 2011

BUNDESBANK DIXIT …


Vimos em post anteriores que o alinhamento pelas posições alemãs define uma parte relevante dos actores que podem contribuir para a resolução da crise das dívidas soberanas e o consequente evitar da implosão europeia. Essa parece ser também a estratégia assumida pelas autoridades portuguesas. Já há algum tempo se pressentia, também, que a própria Comissão Europeia, pelo menos por omissão, seguia orientação similar. A abertura de novos temas de debate sempre foi concretizada com a cautela necessária para não perturbar as referidas posições alemãs, escudando-se a Comissão na sua análise de exequibilidade. Escolher temas de fractura equivaleria segundo a Presidência da Comissão a comprometer a priori a sua viabilidade, o que constitui por si só uma perspectiva de alinhamento. E nem a intervenção mais ou menos inflamada de Barroso no Parlamento Europeu, essencialmente para americano ouvir, conseguiu disfarçar esse alinhamento.
Neste contexto, vale mais a pena ir directamente à fonte e passar a seguir com mais atenção o pensamento de quem marca na origem as regras do jogo.
As posições do Bundesbank, coração da ortodoxia de abordagem à crise, fazem cartilha. Dediquei por isso alguns minutos de atenção a posições públicas recentes de Jens Weidmann, Presidente do Bundesbank. Dois momentos relativamente recentes proporcionaram a oportunidade certa para seguir o pensamento assumido pela referida instituição: (i) Alocução ao Congresso dos Banqueiros em Frankfurt, datada de 8 de Novembro de 2011 (“Managing macroprudential and monetary policy – a challenge for central banks”) e (ii) Entrevista ao Financial Times, 13 de Novembro de 2011. O primeiro testemunho, menos coloquial e declaradamente programático, merece atenção particular.
O discurso de Weinmann é revelador da rigidez inamovível das posições alemãs. Embora admitindo que há relações possíveis de contágio entre as mesmas, política monetária (estabilidade dos preços a todo o preço) e estabilidade financeira são entendidas como objectivos concretizáveis com instrumentos próprios, que não devem confundir-se. Reafirma-se a ideia de que os bancos centrais e o BCE devem prosseguir tão só a estabilidade nominal e remeter para uma política de supervisão macroprudencial a estabilidade financeira. O risco admitido por Weinmann é a de que a inconsistência da segunda, resultante de indisciplina orçamental e de debilidade económica, pode comprometer o próprio mandato da estabilidade nominal.
Quanto à supervisão macroprudencial a alocução é parca de ideias. A participação dos bancos centrais no European Systemic Risk Board é praticamente a única referência nesta matéria. Para além disso, a defesa intransigente da estabilidade dos preços a longo prazo e a consequente proibição de qualquer tipo de financiamento monetário são repetidamente reiteradas. Com esta rejeição, são também rejeitadas soluções como o financiamento do Fundo de Estabilidade e Equilíbrio Financeiro por parte do Banco Central e também a utilização de reservas cambiais como um suporte à compra de títulos da dívida pública. A irredutibilidade é manifesta. O Bundesbank alinha com a ideia de que o contributo da Alemanha para a estabilização da cena internacional deverá continuar a residir no seu papel de âncora para a sustentabilidade fiscal e boa saúde das contas públicas.
Qualquer hipótese de estímulo fiscal de curto prazo susceptível de agravar ainda que temporariamente a sustentabilidade fiscal de longo prazo é liminarmente rejeitada. A via punitiva e purificadora para os orçamentalmente indisciplinados sobrepõe-se a qualquer outra solução. Focada no objectivo de longo prazo, a ortodoxia do Bundesbank ignora que, combinadas, a instabilidade financeira e a penosidade do ajustamento purificador podem precipitar o tal risco sistémico que Weinmann reconhece que deve ser controlado.
Será trágico que só as evidências de uma situação descontrolada possam abalar uma ortodoxia tão inflexível.

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