quarta-feira, 9 de novembro de 2011

BÚSSOLA E MÁQUINA VOADORA

Anunciou a comunicação social que o Dr. Pedro Reis vai ser o próximo Presidente da AICEP. A pessoa em causa é a mesma que publicou, em Março, um livro (“Voltar a Crescer”, Aletheia Editores) dando a conhecer a sua síntese do pensamento de 55 empresários e gestores e as assim encontradas 365 soluções (uma para cada dia do ano, se dispensarmos domingos e feriados) visando “recolocar novamente [a economia portuguesa] numa rota de crescimento saudável e sustentável”; disse então ter-se tratado de uma “empreitada” que aceitou “com enorme honra e entusiasmo” em resposta a um desafio do actual primeiro-ministro, definindo-a como “extremamente lúcida, oportuna e útil, dado o facto de se estar a querer começar a construir o edifício de uma nova política económica pelas suas fundações e não pelo seu telhado e muito menos pela rama”.



Sobre o tema propriamente dito, a introdução ao escrito – qual misto de bússola e máquina voadora! – aponta o rumo com conhecimento e ousadia: “Ao nível da internacionalização e da exportação apontam a oportunidade que começa a ganhar corpo para combater os gigantes emergentes mundiais, e que se materializa numa oferta baseada na proximidade ao mercado final, na flexibilidade das pequenas séries de fabrico, no contacto permanente e próximo com o cliente, afirmando-se as nossas empresas como um segundo fornecedor para duplicar o gigante distante algures na Ásia: tendência que desemboca no conceito de nearshore, que, por sua vez, abre toda uma nova perspectiva para a indústria portuguesa, na sua opinião.”

Ainda sobre o tema, explica um pouco mais adiante: “Não é suficiente ter uma posição no mercado local, uma vez que o comércio internacional cria mais competição diariamente e influencia instantaneamente as características e forças de cada mercado.” E, num temerário arremedo menos liberal, explica ainda que “para os gestores, o papel do Governo na promoção das indústrias locais nas actividades de exportação é fundamental”, assim enquadrando a inventariação de um apetitoso cardápio de 88 medidas dirigidas ao fomento da internacionalização e à atracção de IDE. Fica-se a aguardar a execução, sob a adiantada supervisão de Braga de Macedo. E com curiosidade sobre, entre outros aspectos, quem será o “ex-executivo de topo” contratado para ocupar o cargo a criar de “supersalesman da economia portuguesa no estrangeiro”…

1 comentário:

  1. comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantiA

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    ... tem mais de 2000 proutos
    ... ... ...
    BOMBA DE AR

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=bussola&IDCategoria=178

    CAMPING

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=178

    ResponderEliminar