terça-feira, 1 de novembro de 2011

IMPÁVIDO COLOSSO!

Uma notícia destes dias refere que o Brasil, vindo de um 15º lugar em 2003, está em vias de ultrapassar o Reino Unido e de alcançar este ano a posição de 6ª economia mundial (http://folha.com/no999014).

Nova confirmação de uma mutação tendencialmente estrutural do actual capitalismo globalizado (“hipercapitalismo”, “terceira vaga”, “globalização 3.0”…): a irrupção na cena económica internacional de novos agentes e protagonistas, alguns improváveis. Sucedem-se estudos e relatórios sobre tal realidade (países, empresas e mercados emergentes) e os respectivos qualificativos (“New Titans”, “Next Eleven”, “RDEs - Rapidly Developing Economies”, “Global Challengers”, “Rising Stars”, Hidden Engines”, …). Mas o mais generalizado de entre todos eles tem a ver com a dinâmica de “países emergentes” dotados de enormes mercados domésticos e evidenciando fortes e continuados crescimentos do PIB, com destaque para os chamados BRIC’s (Brasil, Rússia, Índia e China) – recentemente tornados BRICS (com a institucionalização de um quinto grande “player”, a África do Sul – e o peso crescente que vão assumindo na economia mundial e que os levará a ocupar classificações cimeiras em meados do século (estima-se que serão, respectivamente, as 5ª, 6ª, 3ª e 1ª economias do planeta).

São múltiplas as questões implícitas ou que derivam. Uma delas – “geografia não é destino” – será tema a merecer retoma…

Sem comentários:

Enviar um comentário