quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PORTUGUESES (JOVENS) NO MUNDO


O objectivo deste post não é iniciar uma rubrica do tipo notas finais à Marcelo Rebelo de Sousa sobre êxitos de portugueses no mundo, promovendo a tão depauperada auto-estima nacional. O tema interessa-me na medida em que as migrações de jovens portugueses qualificados constituem um tema aliciante para contextualizar a sociedade portuguesa de hoje, independentemente da natureza, temporária ou definitiva, que essa migração apresentar. A relação deste tema com algumas políticas públicas é relevante e por isso está no coração temático deste blogue.
O contributo de hoje surge na sequência de duas notícias isoladas, ambas afectivamente retribuidoras, na medida em que envolvem jovens com os quais privei e que muito prezo, ambos nortenhos.
A primeira envolve um artigo recente do The Economist, secção Ciência e Tecnologia, edição de 29 de Outubro de 2011, edição impressa. O tema descrito respeita ao domínio científico dos métodos de leitura dos mecanismos cerebrais e sua aplicação a diversos problemas cognitivos associados às neurociências. Um dos três estudos (Frontiers in Human Neuroscience) referenciados no artigo como exemplo de investigação de ponte nessa matéria respeita a uma equipa da Universidade de Princeton, em que pontifica um jovem português, Francisco Pereira, matemático pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e actualmente pós-doc no Botvinick Lab  do Center for the Study of Brain, Mind and Behaviour do Instituto de Neurociência de Princeton (home page: www.princeton.edu/~fpereira/index.shtml).
O segundo exemplo diz respeito à obra recente “Thinking, fast and slow” de Daniel Kahneman, um dos mais prestigiados psicólogos da actualidade, Prémio Nobel em Economia na área das relações entre as ciências do comportamento e a economia, também curiosamente da Universidade de Princeton. Nesta obra, Kaheneman cita e elogia o trabalho de uma economista portuguesa, Marta Coelho, Phd e actualmente Lecturer na London School of Economics, sobre o tema dos efeitos do sobre-optimismo na função empresarial (entrepreneurship) e as correspondentes implicações sobre as políticas públicas de incentivo ao investimento empresarial.
Na sua componente de notícias afectivas poderíamos ficar por aqui. São pessoalmente retribuidoras, ponto final. Mas o tema merece alguma reflexão futura sobre as migrações de jovens portugueses qualificados. Não sei, nem seria justificável dissertar sobre isso, se os dois investigadores regressarão algum dia à investigação em Portugal ou a qualquer outra actividade. O que para já me interessa sublinhar é que ambos trabalham em áreas científicas complexas, de âmbito interdisciplinar e que naturalmente evoluem mais favoravelmente em contextos científicos e universitários que prezam o cruzamento de conhecimentos diversos e apresentam massas críticas robustas de recursos humanos para o fazer. O valioso investimento que Portugal realizou nos últimos anos no domínio dos recursos humanos avançados nem todo produzirá retorno em Portugal. Uma parte materializar-se-á em conhecimento, bem público ou quase público, que outros contextos científicos tenderão a aproveitar. Não é razão suficiente para inverter essa aposta que tem alguma persistência no tempo (coisa rara em matéria de políticas públicas em Portugal). Mesmo os que não retornam podem ser recursos importantes para manter o relacionamento das equipas científicas nacionais com a fronteira da produção do conhecimento na Europa ou nos Estados Unidos. O ideal seria manter um movimento contínuo de ida e retorno em matéria de recursos humanos avançados. Grande parte do progresso observado em Portugal nos anos 90 e seguintes em matéria de equipas científicas só foi possível com a internacionalização pioneira de alguns desses investigadores que assumiram depois a liderança de projectos e instituições nacionais. Voltaremos ao tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário