sexta-feira, 11 de novembro de 2011

GRÁFICOS PERTURBADORES


A subtil diferença entre insolvência e falta de liquidez que tem sido estabelecida para distinguir a pressão sobre a Grécia da exercida sobre outros países (particularmente a Itália) corre o risco de se esboroar com a vertigem dos últimos dias. Analisando o coro de opiniões e comentários que têm dominado o pensamento sobre os últimos desenvolvimentos da crise do Euro, é agora mais representativo o número dos que colocam a viabilidade de saídas forçadas ou até de implosão. O espectro da UE a duas velocidades ressurgiu, seja como sequela da governação por directórios, seja por consequência previsível das propostas de governação que se anunciam. Mas o que é particularmente marcante é a convergência de diferentes correntes de pensamento sobre a matéria sobre o papel adiado do BCE como credor de última instância, exigindo revisão de estatuto ou uma revolução como é aplicado.
No meio desta multiplicação de ideias e comentários que tem marcado a blogosfera especializada não resisto a reproduzir um gráfico apresentado a 7 de Novembro por Krugman (http://krugman.blogs.nytimes.com/page/2/) que, com a sua acutilância habitual, interpela toda esta discussão. Aí se compara a evolução temporal do saldo da balança de transacções correntes da Alemanha (excedentário) com o saldo conjunto de Portugal, Espanha, Grécia e Itália (deficitário). Adivinhem o significado da data inicial e espantem-se com a divergente simetria dos dois saldos.

Todos sabemos que há gráficos enganadores. Mas este é seguramente muito perturbador, indo para além da simples coincidência.

Sem comentários:

Enviar um comentário