sexta-feira, 4 de novembro de 2011

“TRADERS” E PSICOPATAS

Ainda acerca da finança, e prometendo ir mais a fundo na questão propriamente dita, acedi no sítio da revista alemã “Der Spiegel” (http://www.spiegel.de/international/zeitgeist/0,1518,788462,00.html#) a um “fait-divers” que fornece uma perspectiva diversa (e irrelevante?) em relação ao meu post anterior. Sucintamente, a história é esta: investigadores suíços submeteram um grupo de 28 profissionais em mercados financeiros a testes de inteligência e a simulações informáticas de personalidade e aptidões, visando comparar os seus comportamentos com o de 24 psicopatas internados em estabelecimentos de alta segurança; resultados: maior egocentrismo, maior propensão ao risco, maior acicate concorrencial e, sobretudo, menos preocupação com os ganhos do investimento e respectivos fundamentos racionais do que com uma focagem irreflectida em destruir/esmagar os adversários!

Um caso que dá que pensar, à atenção de muitos e ao especial cuidado de Nuno Crato…

4 comentários:

  1. Posso comentar?
    Primeiro, fui ao site e não entendi nada, apesar de ser admirador da Merkel.
    Segundo, essa descrição não é dos "traders" mas sim da equipa do FC Porto na época do Mourinho ou do Villas Boas.
    Terceiro, estudo por estudo, como comentam no blogue alguns resultados dos estudos da Faculdade de Psicologia-UL, que podem sugerir que o caminho para aumentar a competitividade e a produtividade em Portugal é acabar com os vínculos estáveis de emprego? (http://trabalhadorestemporarios.fp.ul.pt/Site_Psicologia_Trabalhadores_Temporarios/Home.html).
    O próprio e insuspeito (?) Vitalino Canas diz sobre os trabalhadores temporários: "o seu empenho e motivação pode ser superior aos dos trabalhadores dos quadros" (http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO020807.html).
    Dá que pensar se algumas ideias um pouco mais liberais não têm também fundamento científico, apesar de serem por aqui tidas como "bronquites", ou seja, próprias de broncos.
    Desculpem a franqueza.

    ResponderEliminar
  2. Não tem nada a ver, mas que tal uma visita ao blogue alternativo que não se mete em política, mas onde a política se mete?
    http://olinguado.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Aviso: o que segue não são quaisquer 10 mandamentos, apenas um inventário organizado de tópicos para a resposta possível!

    1. A propósito de “o linguado”: tratando-se do meu peixe preferido, vou adicionar aos favoritos.
    2. “Fui ao site e não entendi nada” – não estará o poliglota acosta suficientemente familiarizado com qualquer das duas línguas disponíveis no sítio do “Der Spiegel”?
    3. Admirador de Merkel, isso existe?
    4. F.C.Porto sempre!
    5. ”Estudo por estudo” - certo: o papel em branco aceita tudo e, portanto, como diz o Abrunhosa., “é preciso ter calma”… Ninguém é perfeito!
    6. Vínculos estáveis de emprego, trabalhadores temporários e temas correlativos são contos de outro rosário: mexem com pessoas/famílias e têm a ver com opções de vida colectiva – cheira-me que concordaremos no essencial mas, na dúvida, vai um “duelo” em campo neutro?
    7. Em tempo: devidamente criticado o “eduquês”, não será o próprio Crato também descartável?
    7. Comentar Vitalino, estamos a falar a sério?
    8. Calimero já nem o Nuno Cardoso, agora só em desenhos animados… - quem disse que”algumas ideias um pouco mais liberais” são “próprias de broncos”?
    10. Cada um é como cada qual…

    ResponderEliminar
  4. Não entendi nada porque não me entendo com os alemães. Nem em alemão nem em inglês...
    Quanto ao Crato, já foi suficientemente fustigado no Linguado (http://olinguado.blogspot.com/2011/10/o-essencial-e-e-um-pau-jn.html). Todas as que lhe acertarem, eu saúdo!
    Não confundamos divergências superficiais com menos atenção às suas opiniões. Já tive oportunidade, na minha página do facebook, de citar este "Traders e psicopatas" como uma leitura "arrepiante". No bom sentido.

    ResponderEliminar