(Regresso às
noites da Casa da Música, com
um programa diferente, em que duas gerações, avô e neto Prokofiev interagem ainda
que em registos substancialmente diferentes.)
A vida tem-me afastado
da Casa da Música e das suas noites, pelo que o regresso para um programa
diferente, em que a Sinfonia nº 2 de Sergei Prokokiev é apresentada como elo de
ligação entre duas obras do seu neto Gabriel Prokofiev, representou para mim a
oportunidade de voltar ao lugar certo para uma sexta-feira à noite.
Face às minhas limitações
musicais, aquilo que fica sobretudo é uma explosão de som, sob a batuta de um
para mim desconhecido maestro norueguês Baldur Brönnimman e com uma Orquestra
Casa da Música cada mais consistente, segura de si, enfrentando com a mesma
solidez reportórios bem diferentes.
Parece-me que entendi a
interação entre a nº 2 do avô Sergei e os dois concertos de Gabriel, o primeiro
com o bombo como peça central de toda a diversidade de sons criada e o segundo,
o concerto para gira-discos e orquestra, que é uma peça notável de virtuosidade
do DJ Switch, conhecido por ser o primeiro DJ a tocar nos PROMS da BBC com um outro concerto de Gabriel (ver no You Tube). A sinfonia nº 2 de Sergei costuma ser associada a
uma sonoridade de aço e ferro (os metais da orquestra da Casa da Música estiveram
a preceito), o que ligou bem com toda a paleta de sonoridades engenhosas que os
dois concertos de Gabriel conseguem produzir.
O que o Anthony (DJ
Switch) consegue arrancar da sua mesa com gira-discos e misturadores e outros
apetrechos que nem sonho qual é a sua designação é espantoso, e não menos
espantosa foi a coerência da postura da orquestra para alinhar com o concerto
de Gabriel.
Que o neto tenha
escolhido uma trajetória que o torna incomparável com a força da música do seu
avô é coisa rara por aí e dirá bem da consistência da sua personalidade.
E sabe bem reconhecer
que o Porto está cada vez mais cosmopolita, construindo ele também uma trajetória
que não se escuda e oculta nos seus igrejos avós.
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