sábado, 30 de julho de 2016

EXPLOSÃO DE SOM




(Regresso às noites da Casa da Música, com um programa diferente, em que duas gerações, avô e neto Prokofiev interagem ainda que em registos substancialmente diferentes.)

A vida tem-me afastado da Casa da Música e das suas noites, pelo que o regresso para um programa diferente, em que a Sinfonia nº 2 de Sergei Prokokiev é apresentada como elo de ligação entre duas obras do seu neto Gabriel Prokofiev, representou para mim a oportunidade de voltar ao lugar certo para uma sexta-feira à noite.

Face às minhas limitações musicais, aquilo que fica sobretudo é uma explosão de som, sob a batuta de um para mim desconhecido maestro norueguês Baldur Brönnimman e com uma Orquestra Casa da Música cada mais consistente, segura de si, enfrentando com a mesma solidez reportórios bem diferentes.

Parece-me que entendi a interação entre a nº 2 do avô Sergei e os dois concertos de Gabriel, o primeiro com o bombo como peça central de toda a diversidade de sons criada e o segundo, o concerto para gira-discos e orquestra, que é uma peça notável de virtuosidade do DJ Switch, conhecido por ser o primeiro DJ a tocar nos PROMS da BBC com um outro concerto de Gabriel (ver no You Tube). A sinfonia nº 2 de Sergei costuma ser associada a uma sonoridade de aço e ferro (os metais da orquestra da Casa da Música estiveram a preceito), o que ligou bem com toda a paleta de sonoridades engenhosas que os dois concertos de Gabriel conseguem produzir.

O que o Anthony (DJ Switch) consegue arrancar da sua mesa com gira-discos e misturadores e outros apetrechos que nem sonho qual é a sua designação é espantoso, e não menos espantosa foi a coerência da postura da orquestra para alinhar com o concerto de Gabriel.

Que o neto tenha escolhido uma trajetória que o torna incomparável com a força da música do seu avô é coisa rara por aí e dirá bem da consistência da sua personalidade.

E sabe bem reconhecer que o Porto está cada vez mais cosmopolita, construindo ele também uma trajetória que não se escuda e oculta nos seus igrejos avós.

Sem comentários:

Enviar um comentário