domingo, 12 de fevereiro de 2017

O ANTI-POPULISTA




(A situação política espanhola vai marinando, o PODEMOS redefine as forças de poder interno, o PSOE prepara-se para a grande eleição e o PP vai fluindo com um assumidamente não populista a perfilar-se como interlocutor de Trump, mas que tempos estes …)

A imagem de Rajoy com óculos de realidade virtualidade que o El Mundo foi buscar ao congresso do PP é bem ilustrativa do tipo de liderança com que o PP aguenta o barco, passando relativamente incólume no seu congresso deste sábado, escapando por entre as pingas das condenações do caso Gürtel que vão sendo proferidas pelos tribunais.

A verdade é que nas hostes contrárias se passa tudo o que de contrário poderia ameaçar a supremacia do PP por estes dias, mesmo governando em minoria e tendo de fazer algumas concessões ao PSOE para que a governação prossiga.

O PODEMOS mostra como em qualquer outro partido é sempre tudo uma questão de poder e de arregimentação dos apaniguados respetivos. A sua clarificação interna consolida Pablo Iglésias, mas é das tais clarificações que nem aquece nem arrefece. O efeito-surpresa já desapareceu e dificilmente a sua força eleitoral irá aumentar.

O PSOE caminha para a grande eleição, Susana Diáz faz movimentar todo o seu aparelho, Sánchez estrebucha, Patxi López aguarda uma oportunidade, mas do ponto de vista da agitação da sociedade espanhola a querela do PSOE é demasiado interna para impressionar, não há qualquer ideia que possa assemelhar-se a alternativa. O PP voga ao sabor de uma conjuntura macroeconómica altamente favorável e é só aguentar a velocidade de cruzeiro.

Mas na sua caminhada há pelo menos uma matéria que vale a pena destacar. A sua liderança é tudo menos de algo alinhado com as ondas populistas que varrem alguns cantos da Europa e do mundo.

O jornalista Jorge Bustos do El Mundo tem uma síntese que acho deliciosa do estilo de liderança de Rajoy (tradução um pouco livre):

É a sua proverbial maneira de esfriar expectativas que converteu Rajoy no maior antipopulista do Ocidente. Rajoy é capaz de reduzir a pó os ecos mais fervorosos da sua própria proclamação. Tem os nervos tão controlados que quando dorme são as ovelhas que o contam a ele.”

São as ovelhas que o contam a ele. Uma delícia de síntese.

Sem comentários:

Enviar um comentário