quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

OUTRO DIA BREXIT


(James Ferguson, http://www.ft.com)

Sucedem-se os dias que, desde a infausta decisão de descolagem de 23 de junho, ficarão para a história desse fenómeno que marcará seguramente o destino da Europa. Foi agora a vez da ratificação parlamentar de um arranque das negociações imposta pelo poder judicial, a qual ocorreu de modo relativamente desapaixonado e pacífico. A assinalar a data, um importante artigo do colunista Martin Wolf, evidenciando claros temores e incompreensões.

Registe-se o modo como Wolf conclui o referido texto: “O Reino Unido comprometeu-se a evoluir para uma global Britain. Chegar a tal com sucesso será um grande desafio. É verdade que o efeito económico de curto prazo tem vindo a ser largamente menor do que muitos supunham. Mas a saída ainda não começou. No seu prefácio ao livro branco, Theresa May afirma que a Grã-Bretanha está unida. A primeira-ministra está certa na medida em que a maioria dos Remainers deseja que a sua forma de Brexit funcione: este é também o nosso país. No entanto, a maioria de nós ainda acredita que o caminho em que o Reino Unido se lançou é profundamente contra os seus interesses. Devemos esperar estar errados.”

Wolf desenvolve cinco desafios que designa por assustadores. São eles: falta de tempo, interesses divergentes, prioridades de negociação divergentes, dinheiro e complexidade. Remeto o leitor para os respetivos e informados desenvolvimentos, reproduzindo abaixo dois dos gráficos de suporte com que o autor documenta a sua inconformada argumentação.

(Martin Wolf, http://www.ft.com)

(Martin Wolf, http://www.ft.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário