domingo, 21 de outubro de 2018

A PALESTRA DE BRENDEL



(Fiquei com a impressão que em grande parte do auditório da Casa da Música havia a vaga esperança de que a palestra de Alfred Brendel sobre Mozart trouxesse aquela sala uma pequena recordação da magia do intérprete. Rigoroso como sempre Brendel frustrou essas expectativas mas trouxe-nos uma sugestiva digressão pela obra de Mozart, obviamente mais ajustada aos conhecedores.)

Alfred Brendel é hoje um personagem cansado por uma carreira de extremo rigor, já curvado, caminhando em pequenos passos pelo palco, mas dele irradia uma simpatia natural que o público da Casa da Música recebeu condignamente e dele se despediu ainda com mais ênfase e fervor.

Anunciava-se uma palestra sobre como melhor interpretar obra tão fascinante. Creio que em muito boa gente que foi hoje à Casa da Música pairava a vaga esperança de que a propósito da matéria didática em questão houvesse a oportunidade de um andamento que fosse, para recordar a magia do intérprete, afastado há já alguns anos (2009) das performances em palco, que ele considera já incompatíveis com a sua idade e com o seu cansaço.

Lendo a sua palestra para permitir a sua tradução simultânea no écran, de quando em vez Brendel virava-se para o piano para demonstrar com algumas notas para demonstrar as nuances que tinha estabelecido na sua interpretação. Mas eram momentos rápidos e fugazes, regressando imediatamente ao registo da palestra. Duas gravações foram usadas na palestra, uma do espetáculo de despedida de Brendel em Viena, com Charles Mackerras e a Filarmónica de Viena, mais propriamente o Piano Concerto K271 e outra com a Academia Saint Martin in the Fields dirigida por Neville Mariner. Sim, era Brendel que tocava mas não era a mesma coisa do que o ouvir naquele auditório, algo de impossível de se repetir. As pessoas sabiam-no, mas acho que muita gente esperou o milagre da inversãodo tempo, que não se deu obviamente atendendo ao rigor de Brendel em tudo que faz.

Para os especialistas mozartianos e identificados com a interpretação da música a palestra devia ser um regalo, tantas foram as nuances desenvolvidas, os equilíbrios necessários demonstrados no génio de um compositor cujas notas fascinam crianças (por tão poucas notas serem tocadas) e artistas (tal é a qualidade que irradia dessas notas e dos desafios interpretativos que suscitam).

Depois de terminado o excerto da gravação da Academia Saint Martin in the Fields, Brendel terminou a sua palestra invocando como seria bom hoje tomar conhecimento de como Mozart o pianista virtuoso tocaria a sua própria obra. Para nós também seria um benefício dos deuses ter ouvido ao vivo pelo menos um andamento de uma sonata de Mozart.

Refugio-me no seu concerto de despedida The Farewell Concerts, DECCA Records.

Sem comentários:

Enviar um comentário