terça-feira, 16 de outubro de 2018

NATUREZA



(Com a ajuda do excelente sítio WEB WILDER, coordenado pela Helena Geraldes, e da fotografia do Rui Figueiredo, uma possível variedade do Grilo-de-Sela, do género Neocallicrania, terá sido avistada na minha casa de Seixas- Caminha. A descoberta acidental de um dos meus netos terá colocado Seixas no caminho da biodiversidade)

Não tem sido fácil reunir toda a família no aprazível sítio de Seixas, em que se convive bem com a serenidade do lazer, os apelos da (bio)diversidade, não perdendo por isso urbanidade, pois vocação para ermita de mal com a vida é coisa que não tenho, felizmente.

No último reencontro familiar que foi possível concretizar, um dos meus quatro netos identificou um bichinho curioso que não constava dos nossos registos de aprendizes da natureza. A fotografia oportuna do meu filho Rui, o mais identificado com estas coisas da biodiversidade, registou a descoberta. O diálogo com a Wilder (link aqui) permitiu concluir que se tratava de uma espécie de grilo-de-sela (mas que nome sugestivo para um bichinho minúsculo) do género Neocallicrania selligera, identificado por Eva Monteiro e Francisco Barros do TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal. Porém, segundo a Helena Geraldes é provável que a espécie encontrada corresponda a alguma variante ainda totalmente identificada, já que o corpo e o abdómen são brilhantes e não baços. E a antiga jornalista do Público esclarece ainda que um especialista catalão Joan Barat está a trabalhar sobre a espécie ibérica, com resultados próximos.

E assim se coloca Seixas nos caminhos da biodiversidade.


Por coincidência furtiva, a segunda fotografia apanhou uma moeda de 20 cêntimos no seu raio de alcance. Uma espécie de contraponto paradoxal: a biodiversidade vale bem mais …

Sem comentários:

Enviar um comentário