segunda-feira, 27 de maio de 2019

A ESPANHA MEXE E PARTICIPA


(Com uma taxa de participação de 64,3% nas eleições europeias, provavelmente induzida pela simultaneidade com eleições municipais e autonómicas (embora não em todas as Comunidades Autónomas), o 26 de maio em Espanha foi um fervilhar político, com alguns resultados surpreendentes. Confirma-se que o PSOE é a única força política espanhola com presença maioritária em todo o território espanhol, mas há resultados com matizes inesperados.

Que a Espanha estava em combustão política desde as eleições legislativas de 26 de abril já o sabíamos. Mas se cotejarmos os 64,3% de participação nas europeias com os humilhantes 31% por cá observados, compreendemos a dimensão dessa combustão.

Em matéria de europeias, o PSOE tem uma vitória calma e segura, liderado por um nome de grande prestígio na política espanhola, Josep Borrel e não posso deixar de comparar essa aposta com a de António Costa em Pedro Marques. Os resultados europeus do PSOE confirmam a sua posição em alta na política espanhola de hoje. Para além disso, a única novidade de monta aconteceu na Catalunha, com o partido de Puigdemont a superar em votos o de Oriol Junqueras, parecendo sugerir que a fuga no estrangeiro rende mais votos do que a prisão. O que é para mim uma surpresa total, embora o acordo político da Esquerra Republicana de Junqueras com o Bildu basco lhe proporcione mais deputados. Abre-se aqui a grande interrogação se Puigdemont alguma vez ocupará o seu posto de deputado em Estrasburgo, já que aparentemente para o fazer teria de passar por Espanha.

Se juntarmos os resultados do PS em Portugal, do PSOE em Espanha e do Partido Democrático de Zingaretti em Itália, o socialismo da Europa do Sul surge reforçado no grupo dos socialistas europeus tão necessitado de ideias novas e sangue fresco.

Mas se nas Europeias a leitura parece clara, já nas municipais espanholas a vitória global do PSOE, que se afirma com uma invejável presença por todo o território, foi atravessada por matizes bem mais complexos. Assim, o mau resultado do candidato de Sánchez no município de Madrid, o antigo selecionador de basquetebol Hernández, combinado com o também péssimo resultado do PODEMOS, faz com que a alcaldeza e abuela Carmena se retire da vida política, apesar da sua formação ter sido a mais votada na capital espanhola. É um sério revés simbólico pois dá ao PP um símbolo de resistência a partir do madridismo mais conservador. Madrid reeditará a coligação PP-CIUDADANOS-VOX. Como a sondagem à boca das urnas dava a continuidade no poder da abuela Carmena, consta que o PP teve à última hora de preparar festejos. Do mesmo modo, também na Comunidade de Madrid (autonómicas) a direita do POP resistiu. Teremos portanto um domínio nacional PSOE, com o seu eventual parceiro de coligação PODEMOS largamente fragilizado, pois não conseguiu meter a mão no prato em qualquer município (a vitória esmagadora em Cádiz é um engano, pois o candidato já fez campanha autónoma e sem qualquer laço com Iglésias).

Na também simbólica Catalunha, o efeito surpresa Manuel Valls não funcionou de todo. A também carismática Ada Colau perdeu as eleições em número de votos, não em termos de deputados municipais, sobretudo devido ao excelente resultado do candidato do Partido Socialista Catalão que parece ter capitalizado a posição equívoca que Colau tem mantido em relação ao independentismo. Pois foi a Esquerra Republicana, através do veteraníssimo Ernesto Maragall, irmão do grande Pascual e antigo presidente do município de Barcelona, que ganhou a votação e salvo um acordo político entre o PSC e Colau, será a Esquerra Republicana a governar a cidade simbólica.

Como previ em post anterior, a desorientação fraturante nas Mareas galegas custou-lhe o poder nas principais cidades, com o PSOE e o Bloco Nacionalista Galego a terem que definir quem governará. Em Vigo, Abel Caballero, que não morre de amores pela cooperação com o Norte de Portugal e que teve aquele arrufo com Rui Moreira por causa da TAP, teve uma vitória estrondosa, arrasando o PP (64% contra 14%). Cá para mim vai-se projetando como a única alternativa ao PP de Nuñez Feijóo para a Xunta quando daqui a dois anos a Galiza for a eleições em termos de autonómicas. Já na Corunha, o PP consegue uma vitória ligeiríssima sobre o PSOE, levantando-se agora a questão de saber se o PSOE (com 30% e 9 deputados), a Marea (com cerca de 20% e 6 deputados) e o Bloco Nacionalista Galego (com 7% e 2 deputados) conseguirão gerar uma governação para o município. Em Santiago de Compostela, o PSOE parece ter recuperado o município à custa da perda da Marea, apesar do apoio do carismático Professor Beires.

Nas autonómicas realizadas, o PSOE tem uma esmagadora vitória na Estremadura onde governará, uma vitória também nas Astúrias e um resultado de vitória excelente no feudo do PP em Castilla y León, mas não dará para governar dado o apoio da direita à continuidade no poder do PP. Parece também que o PSOE poderá capitalizar em governo a sua vitória em La Rioja.

Em resumo, o PP, o CIUDADANOS e o VOX podem ter adquirido alguma energia simbólica para a grande barganha política que a investidura de Sánchez e a constituição do governo vão representar nas próximas semanas. A forte pulverização do PODEMOS com resultados péssimos nas municipais e o seu contributo indireto para que a abuela Carmena tenha perdido o ayuntamiento de Madrid, já que Pablo Iglésias apoiou, sem êxito, o vereador em litígio com Carmena, fragilizam a hipótese do PODEMOS exigir a sua participação no governo. Ou seja, europeias, municipais e autonómicas, apesar de reafirmarem a onda PSOE, não vieram facilitar, nem clarificar, as complexas e duras negociações que aí se perfilam para que uma nova legislatura seja iniciada com um mínimo de estabilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário