domingo, 19 de maio de 2019

DEITANDO UM OLHO À CAMPANHA



O “Expresso” deste fim de semana traz-nos duas imagens que, de algum modo, sintetizam o essencial da nossa campanha eleitoral dita europeia mas simplesmente doméstica. Evidenciam elas, por um lado, o quanto a população está desligada do que a política soi-disant de terreno vai inventando para quase estrito consumo da comunicação social – uma situação que atinge o limite de paroxismo nos esforços de Rangel para de dia para dia acrescentar um pouco de sofisticação mentirosa e provocação primária às frases que vai escolhendo para disfarçar as reais contradições (por ausência e antipatriotismo) da sua já longa presença em Bruxelas e para tentar ajudar o seu secretário-geral a esconder a forma infantil como se deixou apanhar pela sagacidade do primeiro-ministro e líder do PS. Por outro lado, as imagens também trazem ao de cima a verdadeira marca costista da campanha do partido que comanda as sondagens, uma marca que aflige por ser quase totalitária no apagamento dos restantes protagonistas e candidatos em presença (Pedro Marques à cabeça).


Efetivamente, o que se apresenta aos eleitores para enfrentamento de Costa são quatro protagonistas (as fotos também são do “Expresso”, embora tenha optado por redução das mesmas) entre o energético (não confundir com foco), o bem apessoado (não confundir com conteúdo) e o requentado (não confundir com experiência), ademais com pouco para exibir em sede de serviço prestado aos interesses portugueses no Parlamento Europeu. Os outros são dominantemente mera vontade de fingir ou chicana política barata, à mistura com manifestações insuportáveis de populismo e, em alguns casos, com discursos bem-intencionados (Rui Tavares), convicções mínimas (Ricardo Arroja) ou uma exploração fora de tempo de uma notoriedade passada somada a um suposto conhecimento de causa (Santana/Sande). Daí que sejam tantos os cidadãos que por aí se interrogam: mas em quê e em quem vou em votar?

Ainda assim, talvez haja uma outra e mais substantiva forma de olhar para o acontecimento, matéria que deixo para um post a vir...

Sem comentários:

Enviar um comentário