quarta-feira, 8 de maio de 2019

REGRESSO A SOKOLOV …



(Enquanto a televisão global discute por que raio teria uma embalagem de café Starbucks aparecer numa cena do quarto episódio da Guerra dos Tronos, cá por mim fiz um corre-corre entre Lisboa e Porto para poder usufruir de uma nova passagem do pianista russo Grigory Sokolov pela Casa da Música. Da qualidade da performance falarão os especialistas que não sou. Para mim fica a função de acusar o caráter sublime desta noite pianística.)

Há uma química muito especial entre a sala Guilhermina Suggia da Casa da Música e as prestações de Sokolov quando por ela passa. Não sei se é pela disponibilidade fantástica do pianista russo em ceder aos pedidos insistentes de prolongamento da performance (recordo há alguns anos uma série de oito encores) que tende a gerar o caos na sala, à medida que as pessoas não vão resistindo. Tenho para mim que não será por isso. A minha interpretação é que a Suggia (eu seguramente) fica encantada pelo confronto entre a corpulência física (cada vez mais curvado) de Sokolov e a extrema sensibilidade das suas interpretações, no quadro de uma pianística concertante, como se mais instrumentos estivessem ali perante os nossos olhos e ouvidos a expressar-se. A Suggia tem visto felizmente muitos virtuosos da técnica pianística, mas aliar esses dons à sublime delicadeza e sensibilidade toca-nos nos nossos pontos mais sensíveis, por mais empedernidos em que a idade nos esteja a transformar.

Apesar de três irritantes telemóveis que teimaram em juntar-se ao que era tocado, a química esteve ontem de novo à solta na Suggia, rendida aquele prodígio de técnica virtuosa e de sublime delicadeza. O programa desta passagem de Sokolov  pelo Porto anunciava precisamente uma ampla margem de manobra para o pianista russo afirmar uma vez mais a excelência dessa combinação. Na primeira parte, uma entrada de maior pujança e duração, a Sonata op. 2 nº 3 de Beethoven, seguida das onze bagatelas do mesmo autor que nunca tinha ouvido tocadas por Sokolov. Na segunda parte, dedicada a Brahms, Sokolov juntou praticamente num contínuo as 6 peças para piano Opus 118 e as 4 peças para piano Opus 119 e aí o lirismo brotou ao nível da paixão platónica que se diz Brahms ter sentido por Clara Schumann, mulher de Robert Schumann, com quem interagiu em torno destas peças, segundo o excelente texto de Pedro Almeida para o programa (link aqui).

Este lirismo por vezes pungente apontava seguramente para pelo menos um encore nesse registo. E assim aconteceu. Mas os encores são uma dor de cabeça para a minha impreparação musical. Eles revelam toda a fragilidade de quem não teve formação musical que se visse. É um sério problema identificar a sua origem. Neste caso, uma noite depois do concerto de ontem, busco em vão nas estantes abarrotadas de discos (que me olham com o desdém daquela incómoda pergunta: vais ter tempo de vida para nos ouvir pelo menos mais uma vez?) entre o vasto material pianístico de Schubert (Zimmermann, Arrau, Richter, Brendel, Ushido, entre outros) a solução. De qualquer modo, só para ouvir essa prestação valeria a pena o corre-corre entre Lisboa e Porto e as poucas horas de sono exigidas pelo Alfa muito madrugador. Mas eis que o You Tube consegue aparentemente responder à minha interrogação: arrisco o Impromptus (D. 935- No. 2) (link aqui)

Quantos mais encores terei perdido?

Sem comentários:

Enviar um comentário