terça-feira, 21 de maio de 2019

A EUROPA DA LÍDIA JORGE É TAMBÉM A MINHA



(Já perdi a conta aos livros de Lídia Jorge que devorei. Ainda hoje, por vezes, me detenho nas estantes de Seixas para relembrar alguma passagem ou alguma personagem. Gosto sobretudo de O Vento Assobiando nas Gruas. Estou com curiosidade de compreender a sua incursão recente pela poesia. Enquanto isso, fico-me pelas suas crónicas na Antena 2.

Quem está habituado a deixar-se envolver pela sintaxe e tratamento das personagens mais profundas e enigmáticas de Lídia Jorge não entra facilmente nas crónicas “Em Todos os Sentidos” que a escritora apresenta às terças-feiras na Antena 2, antes da hora do almoço, entre as 12.30 e as 13.00. Só tardiamente as descobri, mas tenho-me deliciado com algumas pérolas. A voz de Lídia Jorge não é estridente, está bem na linha da calma que se respira da programação daquela estação, qualquer que seja a hora do dia. E as crónicas são sempre de uma clareza cristalina, com uma duração, regra geral, de 9 a 10 minutos. Sem os alardes costumeiros de alguns dos intelectuais da nossa praça, Lídia Jorge vai desfiando uma série de relatos, impressões e emoções pelo contacto com outros intelectuais, amigos de longa data, editores, outras personagens.

A crónica de hoje (link aqui) é uma bela tentativa de, partindo da natureza contraditória da Europa, que é capaz do melhor das realizações coletivas e humanas e se deixa também por vezes apanhar nas tentações da história que conduzem aos conflitos fraturantes e violentos, denunciar a incompreensão face aos que teimam em afirmar que a Europa é uma abstração. Em palavras singelas, desenvolvendo o tema do patriotismo do lugar, do local ou da nação, a escritora manifesta a sua estranheza e deceção pelos que não compreendem que podemos sentir como nossos aquilo que assumimos espontaneamente, sem necessidade de decidirmos a todo o momento se somos ou não Europeus. As sinfonias, as catedrais, a democracia, a convivialidade das cidades, o modelo social mais inclusivo, as praças (acrescento eu), o estatuto social da mulher, a liberdade de dirigirmos as nossas preces ao Deus que entendemos ser o nosso ou de não ter nenhum Deus são tão nossas quanto o nosso café de bairro, as nossas livrarias que ainda existem, os nossos símbolos culturais. A Europa não é uma abstração e quanto mais estivermos conscientes da sua dualidade histórica melhor compreenderemos que ela não é uma abstração.

Em tempo de eleições europeias e quando todo o bicho careta da política invoca a contragosto a Europa para amenizar a caricatura de uma campanha que, na prática, oportunisticamente a ignora (com poucas exceções como o Rui Tavares que gostaria de o ver alcançar uma outra expressão eleitoral), a Europa de Lídia Jorge é a minha Europa.

Em dez minutos de uma prosa cuidada, expressiva, culta e dedicada, o serviço público de rádio fez hoje mais pelo espírito Europeu do que uma caterva de aves canoras que se travestem de oradores e de pretensos cúmplices do cidadão eleitor.

Sem comentários:

Enviar um comentário