quarta-feira, 16 de junho de 2021

O LADO DAS EMPRESAS


O “Jornal de Negócios” de ontem publicou uma interessantíssima entrevista a João Miranda, o empresário que “fez” a Frulact e acabou a vender, há cerca de um ano e meio, o grupo de base familiar que construíra aos franceses da Ardian (atualmente os terceiros maiores fabricantes mundiais de preparados à base de fruta, com 11 fábricas em três continentes e vendas de 120 milhões de euros). Entre vários pontos relevantes e demonstrativos da grande lucidez de João Miranda (que agora decidiu abandonar a função de chairman que aceitara mas que considera não se enquadrar com o seu perfil), registo o que me parece essencial: “A família tinha a obrigação e responsabilidade de não condicionar o potencial de crescimento do grupo Frulact” e “a Frulact necessitava de um boost que a família não tinha a capacidade de dar”. Está aqui tudo, ou pelo menos muito, do que vai sendo crescentemente a situação de uma parte importante do tecido industrial português, perdido entre a falta generalizada de condições institucionais e financeiras de crescimento, problemas variados de sucessão e algumas dificuldades de evoluir num sentido de lógicas de maior estratégia e de gestão mais qualificada e profissionalizada.

Na mesma edição do citado jornal dá-se também conta de outra história, a da revolução na administração da Mota-Engil em resultado do que se designa por “novo ciclo”. Sim, mas um novo ciclo que parece ser fundamentalmente um passo no sentido de uma venda a prazo a capitais chineses (provavelmente já contratualizada nos seus principais contornos) que, ajudando a resolver um problema familiar complexo por via do rendimento, serão simultaneamente capazes de assegurar importantes aberturas de mercados a uma construtora nacional que tem vindo a manter-se à tona num permanente exercício de equilibrismo entre um mercado nacional diminuto e instável e mercados internacionais cada vez mais competitivos e difíceis de tocar (têm já mais de vinte anos as minhas conversas político-institucionais com o Eng. António Mota sobre esta matéria e o desejável papel de uma diplomacia económica mais competente e atuante).

 

Aqui ficam dois de muitos exemplos possíveis de um caminho que infelizmente tudo indica que tenderá a ganhar expressão em Portugal. Um caminho de venda de ativos e consequente perda de capacidade de decisão nacional em amplos domínios da nossa atividade económica. Um caminho que necessariamente contribuirá para desperdícios em sede de aproveitamento de recursos humanos qualificados e de dinâmicas de investigação e inovação, gerando uma acrescida marginalização da posição portuguesa nas cadeias de valor à escala global e na economia mundial como um todo. Um caminho que só conseguiremos contrariar e/ou inverter se coletivamente o combatermos nos mais diversos planos que o tendem a impor, más políticas públicas incluídas.

Sem comentários:

Enviar um comentário