sexta-feira, 25 de junho de 2021

XAQUÍN POR EMÍLIO

 

                                                                                

(Não resisto a partilhar convosco, e em português com tradução minha, o modo como o Professor Emílio Pérez Touriño da Universidade de Santiago de Compostela regista a sua despedida a Xaquín Álvarez Corbacho, a quem dediquei eu próprio um singelo obituário. Emílio Pérez Touriño foi Presidente da Xunta da Galiza num acordo político com o Bloco Nacionalista Galego, privou também de perto com a figura única de Álvarez Corbacho. Neste obituário, revivi um ambiente cultural que se vivia à esquerda na Galiza e pelo qual Xaquín Álvarez Corbacho tanto lutou a partir da sua referência do GROVE).

“Xaquín, sempre no coração e na memória

É para mim muito difícil transmitir os sentimentos de amizade e de afeto, de admiração e reconhecimento, de infinita tristeza fase ao inesperado falecimento de Xaquín Álvarez Corbacho.

O Xaquín deixou-nos, mas a sua impressão perdurará para sempre no amor da sua família, de Mar, de Xoana, de Lucía e de de Júlia, também entre os que tivemos a sorte de desfrutar da generosidade da sua amizade desde os tempos longínquos da juventude e dos ideais partilhados, e entre os muitos e muitas que apreciaram a sua humildade e cordialidade ao longo da sua trajetória de vida.

Foi um incansável e inquebrantável lutador desde a sua juventude, um homem íntegro e um ser cativante. Sempre próximo e apaixonado pelas suas amizades e afetos. Um homem de um só elemento. Sem dúvida que faz parte desse coletivo de homens e mulheres imprescindíveis na construção da democracia do nosso país.

Porque a vida do Xaquín foi rica na sua generosidade e compromisso com os melhores valores da nossa sociedade e poliédrica pelas múltiplas facetas em que a sua experiência de vida se materializou. Conheci-o quando depois de ser dedicado ao futebol profissional nos anos 60, assinou pelo Compostela para poder dessa maneira frequentar os cursos de economia que seriam uma das suas grandes paixões, fazendo parte da primeira fornada da recém criada Facultad de Ciencias Económicas em Santiago. Ali tecemos a nossa amizade, juntamente com um grupo de bons amigos com que partilhámos projetos vitais, ilusões e militância antifranquista.

O Grove foi sempre o seu alfa e ómega, onde exerceu funções de primeiro Alcalde da democracia a partir da sua militância comunista; o seu empenho público trouxe retidão, bondade e uma grande capacidade para o diálogo, que frutificou singularmente em benefício do bem comum dos seus vizinhos. Nunca abandonou a defesa do municipalismo, que entendeu como sendo o pilar básico da democracia e do bem-estar social, tendo a ele dedicado o magistério de boa parte dos seus artigos, trabalhos e intervenções públicas mais lúcidos e também a sua capacidade e rigor no domínio das finanças a partir do seu impagável trabalho como membro do Conselho de Contas da Galiza.

O ensino da economia, como ciência social, ocupou um lugar privilegiado no seu quotidiano ao longo dos anos. Excelente professor por vocação, investigador rigoroso, com uma sólida formação académica, a partir da sua cátedra nas universidades da Corunha e de Santiago, onde foi vice-reitor para os Assuntos Económicos, contribuiu para educar e formar várias gerações de economistas e estudar os elementos que deveriam configurar um setor público transparente, eficiente e capaz de dar resposta às políticas públicas do país que tanto amava.

Será sempre para mim uma honra ter partilhado a tua amizade e alguns dos teus sonhos. Com um copo de Alvariño que te devolvia o sabor da tua terra, obrigado por tantas coisas boas, Xaquín. Sempre no nosso coração e na memória”.

Emílio Perez Touriño

 


Sem comentários:

Enviar um comentário