sexta-feira, 30 de julho de 2021

GASTAR, GASTAR, GASTAR!


Prossigo este meu momento de assumida preguiça bloguista com o simplificado recurso ao artigo assinado por Pedro Santos Guerreiro (PSG) no “Expresso” de hoje, “A máquina de gastar fundos” (um grande título, diga-se de passagem!). Que termina assim: “António Costa sabe que há uma máquina engrenada há décadas que Governo nenhum quer ou consegue desmantelar, sobretudo quando está com pressa para gastar, como este está. Essa máquina recebe agora mais €5,5 mil milhões. Mas está tudo bem, não nos preocupemos, será para ‘aproveitar bem’, será ‘para as pessoas, para as empresas e para o país’.”

 

Não era minha intenção insistir na tecla dos fundos estruturais europeus, mas a leitura de PSG seguida de um telefonema matinal (que um dia revelarei em mais pormenor, até para que eles saibam que eu sei) trouxe-me à tona alguma irritação, motivada pela indigência, pelo desperdício, pela conversa fiada e pela intrujice em que andamos metidos desde há anos, com claríssimo agravamento nos mais recentes (também pela responsabilidade exigível a quem já anda nisto há tempos imemoriais). A área da formação profissional, mais ou menos desejavelmente repercutível em suposta qualificação do nosso capital humano (uma palavra duplamente feia no contexto!), foi então contemplada esta semana com mais um anúncio chorudo (os tais 5,5 mil milhões de euros) e lá estiveram na fila da frente, em vivo aplauso, os tais “suspeitos do costume”. Prometendo que desta vez a massa vai ser bem gasta, agora sim!

1 comentário:

  1. Caro Freire de Sousa:
    Importa separar o trigo do joio, coisa que o articulista não faz.
    "(...) desta vez juntaram-se Governo, sindicatos e patrões (...)", diz ele.
    Não é verdade. A CGTP-IN não assinou: http://www.cgtp.pt/cgtp-in/areas-de-accao/emprego-e-formacao-profissional/16464-formacao-profissional-e-qualificacao-acordo-adia-as-solucoes-e-perpetua-os-problemas-2
    Abraço,

    ResponderEliminar