domingo, 21 de dezembro de 2014

A PARTILHA DO EXCEDENTE



Não sou propriamente um ouvinte compulsivo de registos sonoros de situações mais ou menos escabrosas, rejeitando o estatuto de “voyeur” dos sons mais secretos. Por isso, demorei tempo a interessar-me pela publicação por parte da TVI das gravações das reuniões do GES. Mas a crónica de Pacheco Pereira no Público de sábado convenceu-me a gastar cerca de 20 minutos do meu precioso sábado de intenso trabalho para entregar um relatório na data estranha de 26 de dezembro de 2014, correspondente à entrega para reconhecimento oficial das Estratégias Integradas de Desenvolvimento Territorial a promover pelas CIM NUTS III, para ouvir com atenção a gravação da TVI que tanto incomodara os Espírito Santo.

Sem querer ser seduzido pelos apetites do populismo fácil, a audição da gravação transportou-me para os tempos de um western ou de um filme negro no qual os autores de um roubo audacioso a um banco ou a um qualquer cofre ou tesouro escondido repartem entre si o fruto da ação, com as conhecidas e inevitáveis discussões dos critérios da repartição a operar.
Com a gravação e a voz pausada de Ricardo Salgado como mestre avisado e pausado de cerimónias, assistimos a uma modalidade totalmente nova para mim de perceção da partilha de um excedente. Neste caso, o excedente resultado dos negócios obscuros dos submarinos e da gestão das suas contrapartidas.
É por isso um documento histórico e para além de qualquer voyeurismo sonoro representa a oportunidade única de se ouvir por dentro, num on line retrospetivo, como se repartem as benesses de um chorudo resultado de negócio tudo menos claro e transparente. Como Paulo Portas passou por entre as bátegas desta chuva pesada, tanto mais pesada quanto o contexto atual em que se insere, constituirá uma eterna interrogação sobre os recônditos meandros da justiça. Dificilmente no plano político poderá o líder do CDS –PP escapar à permanente invocação deste obscuro dossier, não o podendo apagar da sua memória cada vez mais seletiva.
O que se antecipa a partir do contexto atual para a luta eleitoral de 2015 é de nos pôr os cabelos em pé, sobretudo porque quem tem dois dedos de testa começa a prever que dificilmente chegarão ao debate eleitoral as ideias e as questões que uma visão de longo prazo para o país exigiria.

Sem comentários:

Enviar um comentário