terça-feira, 2 de dezembro de 2014

SOBRE A PRETENSA SUPERIORIDADE DOS ECONOMISTAS

(Marion Fourcade)


Já aqui por várias vezes salientei o nome de Marion Fourcade como uma das perspetivas mais aliciantes sobre o papel dos economistas na sociedade e o modo como o seu pensamento influencia a decisão política. É uma área de trabalho até há bem pouco tempo insuficientemente reconhecida, mas os tempos atuais, em que a má influência de algum pensamento económico sobre o mal-estar de uma parte significativa da população designadamente europeia nos obriga a pensar por que razão as más ideias não são substituídas por ideias menos lesivas das condições de vida das pessoas e da igualdade entre as mesmas.
Marion Fourcade, socióloga de formação, reparte-se pela Universidade de Berkeley na Califórnia e pelo Max Planck Sciences PO Center em Paris e por isso estamos a falar não de uma voz qualquer, mas de alguém que pode ser considerado incontornável na sociologia do pensamento económico e os economistas precisam e não imaginam quanto de alguém que os veja de fora, ou seja, liberto das amarras internas da profissão e das suas próprias hierarquias e dependências.
Fourcade, juntamente com dois investigadores franceses, Etienne Ollion e Yann Algan, acaba de publicar (novembro passado) um curioso artigo nos Max Po Discussion Papers sobre a superioridade dos economistas no universo das ciências sociais. A investigação de suporte é ampla e diversificada e combina não apenas análise de temas hoje agrupados nos chamados estudos de bibliometria (análise do que se publica e em que condições), mas também perceções alimentadas pelos economistas em relação a si próprios.
A investigação parte dos argumentos tradicionalmente reportados à “superioridade” científica da económica, baseada no rigor formal de alguns dos seus métodos analíticos, na maior intensidade de utilização da matemática. Mas os elementos de investigação são mais vastos e integram aspetos de uma maior insularidade da economia face às restantes ciências sociais (a economia cita-se mais a ela própria e entre si e a sua relação com as outras ciências sociais é desigual, ou seja, cita menos e é mais citada por essas disciplinas). Integram também a maior propensão dos economistas para serem melhor remunerados e destaca o papel dos MBA e da financialização da investigação económica para explicar o seu maior peso junto de decisores políticos e do poder.
O trabalho de Fourcade e dos seus colegas conclui que, talvez paradoxalmente, a maior proeminência dos economistas, construída através de razões que estão hoje muito para além da pretensa superioridade científica da economia face às restantes ciências sociais, é hoje a fonte da sua maior vulnerabilidade. Nas sociedades democráticas, o poder não democrático dos especialistas tenderá sempre a ser olhado de lado e nem sempre os economistas se apresentam com a humildade necessária.
A palavra humildade não é acidental. Fourcade recupera o parágrafo final dos Essays of Persuasion (1932) de John Maynard Keynes, como não podia deixar de ser:
Mas, mais do que tudo, não permitam que sobreestimemos a importância do problema económico ou que sacrifiquemos às suas supostas necessidades outras matérias de maior e mais permanente significado. Deve ser uma matéria para especialistas, como são os dentistas. Se os economistas fossem capazes de gerir o pensamento acerca de si próprios como se fossem pessoas humildes e competentes como os dentistas, isso seria esplêndido”.
Keynes lá sabia como interpretar os seus pares.

Sem comentários:

Enviar um comentário