segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ESTEREÓTIPOS



Mais uma viagem de trabalho para o Funchal, de fim de noite, impediu-me de ver com atenção o clássico e avaliar o que significa, para lá das contingências do jogo, a vitória do glorioso. Previa o pior, pois é tradição o empirismo de JJ perder para os que revelam maior capacidade analítica de ver o jogo. Se calhar enganei-me em relação a Lopetegui, talvez não seja o analista do adversário que pensei ser. Matéria para observação futura.
Por isso, o post de hoje gira em torno de leituras de avião, numa viagem que não chega a ser longa, pois o Funchal está aí, próximo no meio do oceano.
A ideia dos estereótipos veio-me à cabeça a partir de preconceitos de leitura que todos alimentamos em relação aos espanhóis. A siesta ocupa o lugar central desse preconceito, a que se associa rapidamente o ritmo do trabalho, a largueza das refeições, a movida e o gosto pela rua.
Ora, a rápida leitura do suplemento de domingo do El País trouxe-me investigação empírica sobre as condições de trabalho dos espanhóis em confronto com os seus colegas europeus. E a matéria que salta dessa investigação é bem contrária ao nosso preconceito. Jornadas de trabalho bem mais loucas do que as da média europeia, horas de sono bem mais curtas, mulheres mais stressadas na sua dupla condição de guardiãs do alojamento e vida profissional intensa, tudo apontando para um défice organizativo de grande expressão.
Provavelmente também aqui partilhamos com os nossos vizinhos as mesmas carências e tragédias de mau viver.

Sem comentários:

Enviar um comentário