sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

THE AMERICAN DILEMNA



Quando há longos anos iniciei os meus estudos em torno da problemática do desenvolvimento/subdesenvolvimento, o meu foco de atenção incidia então nos chamados pioneiros. O grupo dos pioneiros integrava os economistas e outros cientistas sociais que tinham rompido com o pensamento económico incapaz de tentar compreender as sociedades subdesenvolvidas à luz das suas próprias condições de inserção histórica na economia mundial e da pretensa norma de referência que o desenvolvimento ocidental representava.
O grupo dos pioneiros englobava autores como Albert O. Hirschman (um dos patronos intelectuais deste blogue), Gunnar Myrdal, Dudley Seers, Raúl Prebisch e tantos mais. Neste grupo, Gunnar Myrdal exercia algum fascínio sobretudo pelo seu conceito de causalidade circular cumulativa aplicada à reprodução do subdesenvolvimento. O conceito procurava explicar em que medida uma desigualdade ou assimetria de poder ou de relações, inicialmente implantada, podia reproduzir-se através de mecanismos de causalidade que alargavam a assimetria inicialmente considerada.
Nessa descoberta da obra de Myrdal, onde avultava a monumental Asian Drama: an Inquiry into the Poverty of Nations (1968), recordo-me que dei de caras com o estudo seminal de Myrdal sobre a questão racial americana, An American Dilemna: the Negro Problem and the Modern Democracy (1944) que constitui uma aliança fascinante entre a economia e a sociologia para tentar compreender o que era a questão racial nos EUA na primeira metade dos anos 40, fruto de seis anos de investigação empírica profunda sobre as condições de vida da população negra e do seu profundo condicionamento. A perspetiva de Myrdal era então a de que a sociedade americana vivia numa contradição profunda, materializada na impossibilidade de aplicação dos ideais de liberdade da sua Constituição, que as instituições do sul dos EUA não eram capazes de garantir e aplicar.
Dos trabalhos de Myrdal publicados em 1944 até aos nossos dias, passando pela famosa marcha de Selma (Alabama) até à State House em Montgomery em 1965 que levou Lyndon Johnson a enviar para o Congresso a legislação sobre os direitos de voto, magnificamente reproduzida num portfolio de fotografias da marcha publicada pelo duplo número de Natal e Ano Novo da New Yorker, a situação da população negra americana evoluiu consideravelmente. Talvez o dilema de que Myrdal falava esteja atenuado. As conquistas legislativas sucederam-se, mas a economia americana alterou-se, com o mercado de trabalho a modificar-se ainda mais significativamente com a população negra profundamente dividida do ponto de vista das qualificações e as suas relações com a polícia estão longe de estar pacificadas.
A série de incidentes entre a polícia e a população negra que levaram às ruas massas de população não despiciendas estão a provocar uma crise severa de falta de confiança e de segurança da população em geral na polícia, gerando uma espécie de violência circular cumulativa que atingiu o auge quando dois polícias foram recentemente assassinados em Brooklin, enquanto se mantinham na respetiva viatura de patrulha, na sequência das mortes pela polícia de Eric Gardner em State Island e de Michael Brown em Ferguson.

De acordo com as últimas informações, a espiral de violência parece estar contida e mesmo as pujantes manifestações geradas pelas mortes de Gardner e Brown parecem estar numa encruzilhada após o assassínio dos dois polícias
Myrdal deixou-nos em 1987, mas a sua causalidade circular cumulativa continua presente em inúmeros processos sociais. A conquista por parte da população negra de um tratamento justo e equitativo por parte da polícia e a necessidade desta última ter a sua segurança protegida e por todos assegurada encontram-se numa situação potencialmente explosiva que pode degenerar numa típica situação de degradação circular cumulativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário