sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

PREPARAÇÃO PARA O FIM DE SEMANA



A minha relação obsessiva com os livros é marcadamente sensorial e, por isso, embora os leia quando o conteúdo o justifica, não sou grande apreciador de e-books. O tato com as páginas, o modo como o tipo de papel interage com a minha sensibilidade, o formato do próprio livro, a sedução da capa sobretudo quando ela tem um toque artesanal, de reinvenção de uma raridade tudo é oportunidade para uma relação de apego imediato.

Quinta-feira passada, depois do almoço de Natal da Quaternaire em Lisboa na Lx Factory (como o tempo passa e quantos Natais QP se acumulam na usura irreversível do tempo), quando fazia a visita obrigatória à Ler Devagar, nessa relação deambulante e puramente aleatória e sensorial com as mesas e as estantes, o livro de Jeff Fuchs da Livros de Bordo, A Antiga Rota do Chá e dos Cavalos (Viagens com os últimos muleteiros dos Himalaias), entrou fulminante no meu raio de recetividade à sedução. Sou mau viageiro, nunca o fui, e cada vez mais estou a transformar-me num viajante rezingão e propenso à imobilidade, mas mesmo assim a relação entre as viagens e o comércio sempre me fascinou. Os relatos de Jeff Fuchs de viagens com os últimos muleteiros dos Himalaias sãs fascinantes, constituindo um prodigioso estímulo à imaginação dos viajantes renitentes.

Da literatura para a música, a Resonance Records acaba de editar as Manhattan Stories de Charles Lloyd, em companhia de Gábor Szabó na guitarra, Ron Carter no baixo e Pete La Roca Sims na bateria. Sabe bem regressar ao Lloyd de outros tempos, com outro fulgor físico, mas talvez sem o lirismo das últimas obras.
Duas sugestões para o vosso lazer contemplativo de fim de semana ou talvez matéria para uma prenda de última hora ou mais sensorial.

Sem comentários:

Enviar um comentário