quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

DIÁSPORAS DA DESISTÊNCIA



Não tenho especial afeição e pachorra por revistas do ano, eleições de personalidades ou outras coisas que tais no momento em que viramos para 2015, não sabemos ainda se com mar esperançoso, que só pode ser assegurada pela alternativa de governação que Costa possa protagonizar e pelo engenho do nosso sistema de PME, sobretudo daquele que sabe vender nos mercados globais.
Mas há um fenómeno que marca para mim o ano de 2014, sem ter sido propriamente gerado este ano, embora com trajetória reforçada.
Estou a referir-me à diáspora dos qualificados, ou seja da geração que beneficiou da aposta no reforço das qualificações, iniciada sobretudo com o governo de Guterres e que constitui um dos mais poderosos efeitos perversos dinâmicos que decorrem da combinação dos problemas estruturais que o nosso modelo de crescimento enfrenta com o rude golpe das políticas de austeridade.
Nesta diáspora dos qualificados, e a reportagem de hoje do Público confirma essa minha intuição, há que ter em conta duas realidades. Por um lado, há a diáspora da necessidade, ou seja aquela que resulta dos aspetos viciosos do mercado de trabalho e da impossibilidade de muitas das qualificações adquiridas encontrarem oferta de emprego compatível. É relevante, perversa e representa também uma perda de capital humano, reportando o seu retorno para outros países. Mas a realidade mais recente evidencia inequivocamente uma outra categoria de diáspora dos qualificados. Trata-se da diáspora da desistência. Desistência de quê? Do país, internalizando a ideia de que o futuro não virá. Uma das histórias de vida mais marcantes da reportagem do Público, uma médica anestesista com larga experiência anterior em Portugal de liderança e atualmente Diretora de uma maternidade em França, refere que o país perdeu a sua afirmação com o alinhamento pela globalização. Considero que este grupo está a aumentar, apesar da crise europeia. É que há crises e crises e a nossa combina um conjunto muito complexo de layers. Muitos dos qualificados quando partem já intuíram essa desistência. Outros partem ainda com o regresso no horizonte, mas o contacto com a realidade de acolhimento leva à confirmação do inevitável, a desistência do país pelo menos do ponto do seu contributo produtivo.
Não há seguramente investigação empírica que permita apreender e testar a veracidade desta tendência ou intuição. Mas é impressionante o número dos que saem e obtêm reconhecimento profissional elevado nas instituições em que se inserem, chegando frequentemente a posições de liderança. Isso significa que o nosso problema é organizacional e de incapacidade de operar a rotação das qualificações.
É também impressionante que a obsessão nacional pelo excesso de qualificações tenha retornado e a senhora Merkel não fez mais do que avivar fantasmas da história da educação em Portugal, como bem o assinalou António Nóvoa na sua tese de doutoramento. Essa obsessão assume várias formas. Uma delas é a desconfiança quanto à qualidade das qualificações adquiridas. A paranoia é tão acentuada que, frequentemente, o desdém pelas novas qualificações vem de gente que as formou, o que é patologia ou simplesmente falta de coragem ou incompetência.
Falta a esta gente sentido da história. Basta comparar o que era a sociedade portuguesa há uns anos atrás (três ou quatro décadas) em matéria de entrada na formação superior. Estou certo que se comparássemos a mesma percentagem de jovens que acedia à formação superior e que está hoje nessa formação teríamos uma qualidade francamente mais elevada na percentagem de hoje. Mas a percentagem que hoje entra (mesmo em desaceleração por questões demográficas e por impacto da crise financeira e económica das famílias) é francamente mais elevada. Podemos alimentar todas as dúvidas quanto à qualidade das suas formações. Mas a comparação a fazer é interrogarmo-nos acerca de onde estariam esses jovens se tivessem tido as parcas oportunidades dos seus similares há 30 ou 40 anos.
É por isso trágico e dinamicamente perverso que parte dessa massa de qualificados protagonize crescentemente a diáspora da desistência. Qualquer alternativa de governação não pode deixar de inverter essa trágica tendência. O que não significa coartar as oportunidades da internacionalização, num mundo que não é plano como o pensavam alguns teóricos da globalização, mas que está cheio de encostas e montes a contornar, com as qualificações como o principal instrumento de viagem e aventura.

Sem comentários:

Enviar um comentário