domingo, 28 de dezembro de 2014

PROCESSOS POLÍTICOS A SEGUIR EM 2015



2015 perfila-se como um ano de desafios políticos cuja abordagem devemos seguir com atenção, sobretudo do ponto de vista do futuro das sociedades democráticas.
A emergência vertiginosa do PODEMOS em Espanha está nesse grupo. Há uma força de opinião que sustenta que teremos provavelmente um caso típico de ascensão e queda, determinado fundamentalmente pelo conhecido momento-chave da contaminação dos partidos anti-sistema com os meandros da governação ou, pelo menos, de um arremedo para consulta eleitoral de programa de governação.
Não seria tão afirmativo quanto a esta matéria.
Entre as razões para a minha defensiva opinião está um aspeto da emergência do PODEMOS que tem sido pouco debatido e que na Espanha das nações assume particular relevância. Refiro-me especialmente ao impacto que o PODEMOS tem exercido nas sociedades em que o regionalismo nacionalista é mais forte.
Na Catalunha, a marcha de ascensão do PODEMOS pode baralhar as contas e sobretudo capitalizar as dificuldades óbvias em que o efeito corrupção da família PUJOL colocou o nacionalismo catalão. O velho e imóvel nacionalismo catalão talvez fique indiferente à queda de um mito. Mas não acredito que o nacionalismo mais jovem não seja afetado por tal processo. Atualmente, o PODEMOS vale na Catalunha apenas 8% dos votos, o que parece sugerir que o nacionalismo de inércia ainda resiste.
No País Basco, porém, a última sondagem conhecida dá o PODEMOS como segunda força política da Região, apenas a um lugar de deputado do Partido Nacionalista Vasco (PNV), com cerca de 25-26% dos votos, captando influência na Izquierda Unida, na EH Bildu e no PSE. E em Navarra o PODEMOS é atualmente maioritário.
Conhecida que é a influência do voto nacionalista nas eleições nacionais espanholas e na composição do Parlamento espanhol, a penetração do PODEMOS nos feudos nacionalistas pode baralhar definitivamente os equilíbrios pós-eleitorais que, por vezes, o voto nacionalista permite.
Um bom motivo para seguirmos com atenção este processo em 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário