quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

MARCAS EMPRESARIAIS PORTUGUESAS


O jornalista Nicolau Santos (NS) tem o excelente hábito de ir chamando a atenção para os bons exemplos empresariais por cá existentes (ou também alguns que conseguem ser vistos como tal) e, particularmente em balanços de fim de ano, vai deixando apontamentos úteis e bem intencionados sobre esses casos que considera merecedores de destaque. Neste contexto, NS decidiu-se este ano por dirigir uma saudação a algumas marcas (logótipos acima) que continuam a ser integralmente portuguesas, situação que quis valorizar num 2014 que vai ficar marcado pelos dramáticos desaparecimentos da marca BES (subitamente) e da marca PT (tendencialmente), para além da ocorrência de muitas mudanças de mãos em favor de capitais estrangeiros (sobretudo chineses). Até aqui tudo bem, é o mínimo que se pode dizer. Mas a questão muda de figura quando nos pomos a pensar com que realidade se deparará NS daqui a mais uns tempos – porque, a ter por base as seleções e os elogios de outros anos e as surpresas negativas que depois imperaram (entre azares, vigarices e más gestões), não temos motivos de grande otimismo num quadro ademais agravado por uma grave crise e por uma requintada/requentada desgovernação...

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