segunda-feira, 21 de novembro de 2016

PORTO: DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E COMPETITIVIDADE (II)




(Agora a intervenção, simplesmente para memória futura …)

Slide 1. Estrutura

  • Porto: Cidade e coração de uma aglomeração metropolitana potencialmente policêntrica – a dimensão do desenvolvimento económico e da competitividade

  • Porto: competitividade da Cidade ou das empresas que nela estão instaladas ou a procuram?

  • Porto: Cidade de atmosferas e vivências não replicáveis e de formação superior e avançada de recursos humanos

Slide 2 - O Porto no coração da aglomeração metropolitana

  • ·Que margem de manobra para a promoção do desenvolvimento económico e da competitividade numa cidade de pequena dimensão no coração de uma aglomeração metropolitana?

  • Governança coordenada e partilha ou apostas municipais?

  • Depende das dimensões do desenvolvimento económico e da competitividade em questão …

  • Seleção criteriosa dos domínios em que há margem de manobra …

Slide 3 - Competitividade da Cidade ou das empresas que nela estão instaladas ou se pretendem instalar?

  • Um problema complexo e não totalmente resolvido…

  • Embora haja índices sofisticados para todos os gostos de rankings de Cidades …

  • Será que a Cidade é competitiva se as empresas nela instaladas o são?

  • Ou a competitividade da Cidade vai mais além do que isso?

  • As empresas não competitivas são expulsas do mercado …

  • As cidades que perdem o comboio da competitividade descem de liga, embora os efeitos possam ser devastadores (Detroit ?)

Slide 4 - Competitividade da Cidade ou das empresas que nela estão instaladas ou se pretendem instalar?

  • O problema resolve-se compreendendo que a competitividade empresarial se joga em três espaços:

  • O irredutível miolo organizacional das empresas;

  • O seu espaço de sinergia e de proximidade,

  • O espaço das alianças estratégicas na economia global em que os fatores de proximidade não contam ou não são relevantes

  • Aplicação ao caso de um operador turístico localizado na Cidade

  • Outros exemplos.

Slide 5 - Competitividade da Cidade ou das empresas que nela estão instaladas ou se pretendem instalar?

  • Mas competitividade da Cidade significa ainda cada vez mais potencial elevado de atração de novas empresas e investidores …

  • Com este potencial de atração resultado de:

  • Condições de vida que pode oferecer aos gestores e quadros qualificados dessas empresas que pretende atrair … ainda um mistério …

  • Sustentabilidade ambiental que pode garantir …

  • Qualidade da governação, principalmente da governação económica

Slide 6 - Competitividade/atração do Porto

  • O Porto é ou não competitivo… pelo que …

  • Tem para oferecer ao espaço de sinergia e de proximidade em que as empresas a atrair vão exercer a sua atividade;

  • Pode oferecer aos CEO, quadros superiores e trabalhadores qualificados das empresas a atrair em termos de condições de vida, incluindo o papel da sustentabilidade ambiental;

  • Pode oferecer em termos de qualidade da governação económica (a mais relacionada com a atração de investimento)

  • A questão da Liga (espaço) em que se quer ser competitivo

Slide 7 - Competitividade/atração do Porto

  • Uma segmentação fundamental …

  • Os fatores infraestruturais da competitividade/atração (escala metropolitana, núcleo central);

  • Os fatores/recursos imateriais e de atmosferas;

  • O Porto está no coração metropolitano das infraestruturas para a competitividade (aeroporto, porto de Leixões, ainda incipiente base logística e boa conectividade regional, transfronteiriça e internacional …

  •  Vantagens seguras da centralidade metropolitana nesta matéria 

Slide 8 - Competitividade/atração do Porto

  • E em matéria de atmosferas e vivências?

  • A minha avaliação:

  • O Porto é uma Cidade de atmosferas e vivências dificilmente replicáveis (um passo fundamental para a competitividade), dotada de uma capacidade apreciável de formação avançada de recursos humanos qualificados e de produção de conhecimento com valorização económica possível …

  • Como organizar-se para tirar partido da inimitabilidade de atmosferas e vivências?

  • Ainda o exemplo do turismo!

Slide 9 - Competitividade/atração do Porto


  • Como organizar-se para intervir no já referido espaço de sinergia e proximidade das empresas que se pretende atrair ?

  • Essencialmente a partir do ativo “capacidade de formação avançada e de produção de conhecimento”

  • Um exemplo que pode ser replicado – o emergente ecossistema de inovação em torno do polo da Asprela …

  •  Instituições de ensino superior (universitário e politécnico), centros de investigação com forte relacionamento empresarial e internacional, incubadoras , …

Slide 10 - Competitividade/atração do Porto

  • 2 ideias fundamentais para melhor organizar o espaço de competitividade
  • Primeira ideia:
  • Os ecossistemas de inovação constroem-se e consolidam-se em torno do foco nas empresas e não nos centros de conhecimento científico e tecnológico …
  • A Asprela e outros polos possíveis necessitam de massa crítica de empresas de base tecnológica
  •  Também aqui o coração alargado da aglomeração metropolitana interessa …
Slide 11 – Competitividade/atração do Porto
  • Segunda ideia …
  • Três tipos de conhecimento que as atividades económicas utilizam em proporções e /ou em pesos dominantes diversos
  • Analítico – a nano ciência e tecnologia, a biotecnologia e as ciências da vida em geral
  • Sintético – As engenharias principalmente
  • Simbólico – As atividades culturais e criativas
  • Como é que a Cidade se posiciona nesta matéria?

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