terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

MAIS DOIS PAPAGAIOS




(Este formato que a televisão portuguesa tem assumido de confronto entre comentadores à esquerda e à direita (ou pretensamente entendidos como tal) tem gerado o efeito perverso de disseminar papagaios, como aqueles que povoam o arvoredo dos jardins da Foz no Porto. A perversidade é que em muitos casos o confronto não significa de todo melhor esclarecimento… )

Hoje, circunstancial e excecionalmente, detive-me mais do que o habitual no Tudo é Economia da RTP 3 em horas de almoço (link aqui). A razão principal foi a excelente entrevista com o Chefe Avillez e sobre a organização do seu já vasto negócio gastronómico. Excelente e aprendizagem preciosa sobre o apuro do modelo de gestão que a escala do negócio implica. A televisão no seu melhor. É sempre assim. As pessoas fazem os conteúdos e Avillez tem a inteligência e a sobriedade necessárias a um programa de televisão que traz da gastronomia portuguesa de topo algo de mais profundo do que a sedução do charme da nova gastronomia.

Embalado por esta boa experiência, detive-me alguns instantes no Choque de Ideias, protagonizado por Ricardo Arroja e Ricardo Mamede, sobretudo sobre o tema da bolsa, ou seja, afinal o que é que as bolsas nos quiseram dizer esta semana que passou?

Tenho a pior impressão destes confrontos pretensamente igualitários do ponto de vista das ideias. Têm contribuído para a disseminação descontrolada de papagaios das ideias, o que não significa capacidade de esclarecimento. Entre outras razões, porque o critério do confronto é simplista e não traz para o debate nem o conhecimento mais profundo nem a representatividade das perspetivas e paradigmas de análise. E assim se passa com o presente caso. Ricardo Mamede pretensamente a representar o grupo dos economistas de esquerda, mais propriamente Bloco ou Ladrão de Bicicletas. Ricardo Arroja pretensamente a representar a economia mais ortodoxa, liberal ou monetarista como lhe queiram chamar. Em meu entender, mais dois papagaios.

A Ricardo Mamede não se conhece pensamento especializado sobre os mercados financeiros, por isso uma de duas, ou se socorre de referências que nos garantam credibilidade ou então espraia-se por banalidades de jornalismo económico, como me parece ter sido o caso. A Ricardo Arroja reconhece-se pelo menos proximidade ao setor, mas ouvir que a situação da semana passada é produto da política monetária dos últimos tempos arrepia qualquer um. Valeria ao economista Arroja pensar duas vezes sobre o que significa o “zero lower bound”, o universo da permanência das taxas de juro baixas, nulas ou negativas. Produto da política monetária ou reflexo de uma situação estrutural que a política monetária é, por si só, incapaz de resolver?

Papagaios já há demais por aí. Poupem-nos o efeito perverso de tanta ave canora.

Sem comentários:

Enviar um comentário