quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

OS ÚLTIMOS CARTUCHOS

(“O Cartoon de António”, https://expresso.pt)

A indeterminação continua a ser a marca deste final de campanha presidencial. Com as sondagens a evoluir para todos os gostos (veja-se a infografia de abertura deste post, bem evidenciadora de disparidades suspeitas porque largamente incompreensíveis) – a que saiu ontem sob encomenda da “Medialivre” talvez não será mas, à luz das tendências que convergiam, parece mais encomendada do que outra coisa... –, só Ventura aparece como uma bastante provável presença na segunda volta.

 

Todos os candidatos jogam as suas últimas cartadas (veja-se a infografia abaixo) – umas mais realistas e apropriadas do que outras, necessariamente – mas a verdade é mesmo que prognósticos sólidos só no termo do jogo, ou seja, no Domingo; até porque o número de eleitores ainda indecisos é tremendo e pode fazer inclinar em qualquer sentido as vitórias e derrotas a surgirem na primeira volta.

 

No que me toca, cá prossigo as minhas consultas e os meus cálculos, seja para satisfazer a grande curiosidade política e intelectual que de mim se apoderou seja para assim procurar encontrar alguma forma racional de combater preocupações indiciando caminhos possíveis para o afastamento de Ventura da disputa decisiva (o que não está fácil, confesso!) – prometo para amanhã um comentário mais detalhado sobre o que me está a dizer o tracking caseiro que fui construindo.


Sem comentários:

Enviar um comentário