terça-feira, 14 de novembro de 2017

LA SQUADRA AZZURRA SE VA




(A dimensão dramática do futebol plasmada nas lágrimas do eterno Buffon, incomodado com o impacto social da eliminação da sua equipa, mostra que por mais tropelias de que seja alvo ele está muito para além dos interesses que o capturaram)

O Itália-Suécia de ontem tinha tudo para uma carga dramática digna de uma ópera. O sentido trágico dos italianos, num San Ciro repleto (em Roma ainda seria mais dramático), com necessidade de recuperação de pelo menos um golo, frente a uns suecos, disciplinados, com 10+1, isto é, Forsberg (cuja inteligência de jogo fez mossa em Sérgio Conceição em Leipzig) mais dez, anunciava tudo isto. Sobretudo, porque no futebol também há crises de identidade e a Itália atravessa uma típica crise de identidade, no modelo de jogo da sua liga, na sucessão de valores, na inexistência de jogadores que liderem, que atribuam sentido ao jogo e que comandem a partir da criatividade.

Num jogo desta natureza, divido-me sempre. Entre identificar-me com a sabedoria tática de uma Itália mesmo em crise de identidade (ver a Itália de outros tempos a defender, basculando, é das coisas mais bonitas de se ver num estádio de futebol) e reconhecer a valentia e disciplina dos suecos (memória afetiva dos suecos do meu SLB de outros tempos, como Schwartz, Stromberg, Magnusson e um centro campista que se me varreu da memória, Jonas Thern, sim era esse). Pois ontem, à medida que as investidas dos italianos eram travadas na barreira sueca e na segurança de Olsen e que Frosberg criava algum pânico na defesa italiana quando se lhe oferecia uma oportunidade (rara), percebia-se que o fim seria dramático, apesar do desequilíbrio de posse de bola, 75% contra 25%. E foi dramático. O vazio da liderança criativa na equipa italiana é demasiado marcante, alguns aprendizes de feiticeiros não fazem a mancha de um Pirlo ou de um Baggio e na defesa, mesmo que apoiada na força da Juve, as sombras de Barese ou Maldini pairavam por ali.

E no drama consumado emerge a grandeza de um Grande, Buffon, desfeito em lágrimas, mais incomodado pelo facto de terem falhado um compromisso social com os italianos do que propriamente por acabar a sua carreira na Squadra Azzurra com uma não classificação para o mundial de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário