segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

A COSTA CABRAL NA CASA DA MÚSICA



(Avós babados como tantos outros neste fim de tarde de domingo para ver na Casa da Música mais um grande concerto organizado pela Academia de Música de Costa Cabral, seguindo com atenção uma loirinha, de tenra idade mas muito compenetrada, no coro que interveio na terceira parte do concerto. Oportunidade para compreender de novo como este país está diferente em termos musicais, com uma massa de cerca de trezentos jovens envolvidos num concerto.)

O que neste país se tem conseguido realizar em matéria de formação musical é um espanto de iniciativa, por muito que o panorama nacional acabe por atraiçoar as expectativas de muitos jovens que decidem fazer da música profissão.

A Academia de Música de Costa Cabral é seguramente um desses exemplos de formação que coloca a região e o país num outro patamar de cultura musical, gerando personalidades mais completas, sensíveis e informadas.

Como sempre um concerto de grande profissionalismo e de grandes perspetivas, envolvendo,  sempre com a direção do inexcedível Hélder Tavares, numa primeira parte a orquestra de sopros e percussão com obras de Richard Strauss, Johann Strauss II e Jan Van der Roost, numa segunda a sinfónica da Academia com obras de Johann Strauss II, Tchaikovsky e Grieg e finalmente de novo a Sinfónica com o musical Um Natal em Casa de Jo Sands e Ruth Kenward, mais desejada pois aí é que a loirinha entrava.

O papel de avós babados não se presta a grandes reflexões musicais, mas dá para perceber que o país musical está diferente, num grande esforço público mas também das famílias que começam a olhar de modo bastante mais audaz para a formação musical. E a Guilhermina Suggia é a sala certa para dar conta dessa mudança, que se refletirá seguramente na sensibilidade do seu auditório e do seu público futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário