quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

ATLANTA



(Ecos da reunião anual da American Economic Association em Atlanta com foco na Richard T. Ely Lecture, este ano a cargo do incontornável David Autor, economista do MIT já por repetidas vezes mencionado neste blogue. O futuro do trabalho ou o trabalho futuro como tema do nosso tempo.)

Circulam por aí mapas sugestivos que representam a intensidade diferenciada de luz vista do espaço (satélites) e a distribuição pelo mundo. Existem até metodologias que estimam por essa via o produto de parcelas do mundo com menor qualidade de medida do desempenho económico. Se estivesse disponível um índice que medisse em determinado momento do tempo a intensidade de disseminação do conhecimento económico, estou seguro que nos dias 4-6 de janeiro de 2019 teríamos no ponto Atlanta uma fortíssima intensidade de luz.

A reunião anual da American Economic Association, regra geral no princípio de janeiro de cada ano, representa uma concentração brutal de conhecimento, envolvendo os consagrados (prémios Nobel que apresentam os seus papers, regra geral com estudantes de doutoramento ou Phd’s recentes) e os que procuram a notoriedade do primeiro paper. Só a leitura do vastíssimo programa da reunião anual nos deixa cansados e aí compreendemos a magnitude da academia económica nos EUA. Imagino que daqui a algum tempo, senão já agora, o equivalente chinês da reunião magna da AEA nos deixaria também de queixo caído. Recordo que algumas funções que procuram medir a produção de ideias colocam a demografia entre as principais variáveis explicativas. Compreende-se: 1% de investigadores face à população ativa da China ou de um qualquer minorca demográfico tem um significado completamente diferenciado do ponto de vista da massa crítica absoluta onde as ideias podem emergir.

É impressionante que em reunião magna de tamanha envergadura uma conferência em particular atraia a atenção dos economistas. A Richard T. Ely Lecture cumpre esse critério. Regra geral, o número da American Economic Review que dava conta dos principais outputs da conferência anual começava pela T.Ely Lecture, o que está em linha com a minha ideia.

Este ano, sob a apresentação de Ben Bernanke, a honra da Richard T. Ely Lecture coube a David Autor, Ford Professor of Economics no MIT, que a dedicou ao confronto Trabalho do Passado, Trabalho do Futuro, o que também constitui uma forma de abordagem do futuro do trabalho (link aqui). Autor, com a ajuda de alguns colegas, é curiosamente responsável por duas áreas de pesquisa fundamentais para compreender o estado atual da economia americana e dos debates que o mesmo tem suscitado. Por um lado, Autor analisa o mundo do trabalho pelas consequências que o progresso tecnológico e ultimamente a robotização determinam sobre a procura de trabalho e de competências e os salários das profissões associadas. É essencialmente a David Autor que se devem os avanços mais significativos na chamada evidência da polarização dos empregos, qual como já aqui referi em tempos tem penalizado essencialmente as chamadas qualificações intermédias, de certo modo as mais rotinizáveis, logo passíveis de substituição por máquinas, e menos “offshorizáveis”. Por outro lado, Autor é também líder da investigação sobre os reais impactos da economia chinesa na desindustrialização americana.

A conferência de Autor na AEA de Atlanta é um prodígio de segurança, sobriedade, clareza e honestidade intelectual. Autor não é seguramente um militante ativista. Mas no domínio da sua investigação, ele é um alimentador crucial do debate sobre o futuro do trabalho.

Num registo totalmente diferente, um Nobel de Economia, Robert J. Shiller apresentou na reunião magna da AEA um paper muito sugestivo sobre “Narratives about Technology-Induced Job Degradation – Then and now” (link aqui para uma versão preliminar). A forma como Shiller integra o uso das narrativas na análise económica é uma delícia e mostra bem o lado inventivo dos consagrados:

“O termo ‘narrativa’ é frequentemente usado como sinónimo de ‘história’, uma sequência de eventos. Mas a palavra narrativa tem um outro aspeto muito importante. Uma narrativa é o contar de uma história, que atribui significado e significância a ela, que muitas vezes é entendido como proporcionando uma lição ou uma moral. Uma narrativa pode transformar-se numa interpretação de eventos em curso comparando-os com uma história. Com as narrativas económicas, a narrativa pode representar um proto-modelo económico, compreensível pela grande maioria do público em geral

No meu modesto entender, teoria económica e narrativas não se podem ignorar. Assim, por exemplo, o populismo económico tem-se alimentado de narrativas que se não forem confrontadas criticamente com os resultados da teoria correm o risco de se eternizar.

Imaginem, a partir destes dois simples exemplos, a intensidade de disseminação de conhecimento da reunião magna da AEA.

Sem comentários:

Enviar um comentário