domingo, 27 de janeiro de 2019

A TRIBUTAÇÃO DOS MAIS RICOS

(Alexandria Ocasio-Cortez)

(Fruto da herança da campanha de Bernie Sanders nas primárias Democratas que conduziram Hillary Clinton às eleições presidenciais americanas de má memória, a jovem democrata Alexandria Ocasio-Cortez tem agitado e bem a política americana, transformando-se em obsessão para os Republicanos. Graças à sua ação, a tributação dos mais ricos está de novo na agenda política, com sério impacto no que a academia tem escrito sobre o assunto.)

Simon Wren-Lewis tem razão (link aqui) quando associa a tendência de baixa tributação (taxas marginais) sobre rendimentos dos mais ricos a uma das mais efetivas consequências do neoliberalismo em termos de política económica. As taxas que incidem sobre os escalões mais elevados de rendimento mostram, como o gráfico acima o sugere para um universo de 20 países, um comportamento claramente descendente. Não obstante isso, a plutocracia no poder insiste em mais descidas.

O argumento que subjaz a esse propósito neoliberal é conhecido: baixar a tributação de milionários e executivos com remunerações da mais pura ostentação (o próprio Banco Santander se insurgiu recentemente contra uma contratação estrelar que esteve eminente para a sua gestão) transformaria os CEO milionários em feras de dinamismo e os investidores em cavaleiros do risco. Por outras palavras, a baixa tributação libertaria recursos de inovação e dinamismo, estendendo-se em jeito de “trickle down” a toda a economia. A contundência de Wren-Lewis tem aqui toda a justificação: “É um exemplo clássico de utilização pelos neoliberais de uma pitada de economia simples para justificar uma política que é vantajosa para eles próprios e para os seus patrões”.

Na verdade, os tais “trickle down effects” parecem invisíveis e o que vemos, pelo contrário, é a proliferação da gestão gananciosa e a multiplicação de investimentos especulativos, economias de rendas cujos maus resultados exigem depois volumosas quantias de dinheiro público para acorrer a imparidades. Por isso, no estado da arte da desigualdade hoje existente na grande maioria das economias avançadas e face à revelação da inexistência dos tais efeitos positivos associados à descida dos impostos para os mais ricos, a intervenção política de Ocasio-Cortez que agitou nas últimas semanas a política americana (link aqui) está longe de não ter fundamento económico. Antes pelo contrário, a proposta de 70% para a taxa marginal sobre os mais ricos apresentada por Ocasio-Cortez até pode ser considerada uma proposta moderada. Os economistas mais familiarizados com a teoria macroeconómica recordam-se, por exemplo, que um dos artigos seminais sobre a matéria, o de Peter Diamond e o de Emmanuel Saez, aponta para uma taxa ótima de 73% para a economia americana, tendo já em conta os efeitos de desincentivo e de evasão fiscal. É ainda curioso como o discurso neoliberal ignora a tão conhecida utilidade marginal decrescente do consumo, tanto mais apelativa quanto mais elevado é o rendimento a partir do qual se avalia a utilidade do consumo marginal.

O que significa que o retorno social da descida de impostos compensa claramente os eventuais desincentivos associáveis à subida de impostos para os mais ricos.Emmanuel Saez e Gabriel Zucman escreveram no New York Times um vigoroso artigo de opinião de suporte às posições de Ocasio-Cortez (link aqui).

Pergunta-se: mas não há efeitos negativos decorrentes do aumento das taxas marginais para os mais ricos que devam ser ponderados? Sim, eles existem e prendem-se sobretudo com a mobilidade possível do investimento e do capital, em busca de paraísos fiscais propriamente ditos ou, pelo menos, de países com taxas marginais de imposto mais baixas. O argumento tem alguma evidência, mas não tanto nas economias de maior dimensão. O que quer isto dizer é que para economias com a dimensão de Portugal a elasticidade da fuga tem de ser ponderada na comparação custo-benefício, mas o meu objetivo não era discutir a questão no quadro da economia portuguesa.




Curiosamente, à boleia de Bradford DeLong (link aqui) deparei com os dois gráficos acima nos quais se comparam para os períodos de 1975-1979 e de 2004-2008 as quotas de rendimentos dos 1% mais ricos com as taxas marginais de imposto que sobre eles incidem. É visível que a economia portuguesa não esteve fora da tendência: quotas de rendimento mais baixa e taxas marginais elevada no antes e o contrário no depois.

Admito que a elasticidade de fuga e de evasão em Portugal seja mais elevada do que nos países em que este debate está essencialmente centrado, Reino Unido e EUA. Mas isso não significa que a matéria se transforme em mais um tabu da política portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário