quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

UMA CAPA QUE É UM MARCO


(O Economist já nos habituou a capas que são verdadeiros ícones da transformação económica e política do capitalismo. A do passado dia 25 de janeiro ficará seguramente como símbolo do intrigante momento pelo qual a globalização hoje passa. Quem diria que seria o populismo essencialmente de direita a comandar politicamente e pelas vias menos aconselháveis o travão à globalização. Também aqui a esquerda perdeu o comboio do reformismo global.)


SLOWBALISATION e o símbolo de um caracol com o globo às costas revelam uma criatividade enorme na caracterização de um momento seguramente histórico da evolução da economia mundial, que visto futuramente à distância adquirirá estou certo um significado ainda mais vincado (link aqui).

A evolução da globalização sempre foi uma matéria controversa. Do ponto de vista da contestação violenta, algumas manifestações com alguma envergadura, montras partidas, violência policial, marcaram algumas reuniões do G20 ou outras reuniões dos líderes da globalização. Mas, apesar das cabeças partidas e da destruição de mobiliário urbano, tal contestação teve pouco eco na reorientação do processo. Para além dessa dimensão anárquico-violenta, o reformismo da globalização e sobretudo do seu ritmo de evolução nunca conseguiu encontrar uma expressão política. Que o digam os grandes pensadores da globalização como Dani Rodrik, que continuo a considerar ser o economista que mais robusta e antecipadamente compreendeu as limitações do modelo de evolução que a globalização estava a tomar. Rodrik descobriu a tempo que uma integração económica e financeira tão rápida e profunda não era compatível com a manutenção simultânea do Estado-nação e da democracia e da barganha social que a estrutura.

À direita, pelo menos visivelmente, nunca houve grande controvérsia, A globalização dizia bem com o ideário liberal e o Consenso de Washington foi uma tentativa de forçar a nota da homogeneização do modelo económico que acabou por correr mal e não suportar a evidência contraditória. Começou a compreender-se que os países que tiraram melhor partido do quadro global não foram os que aderiram às teses da homogeneização imposta pelo mercado global. Foram antes os mais heterodoxos, com a China à cabeça, que mais beneficiaram desse quadro global.

A emergência do populismo de direita marca uma profunda transformação de todo o processo. Em bom rigor, deve dizer-se que a globalização começou a abrandar ainda antes de fenómenos como Trump e o BREXIT irromperem com a surpresa e força que são conhecidas. De facto, imediatamente após a crise de 2007-2008, as cadeias de valor globais começaram a parecer estagnadas e o próprio tráfego de contentores se reduziu, com reflexo em alguns portos mais conhecidos da economia global. O indicador-chave destas questões, o peso das exportações e importações mundiais no PIB mundial começou a dar sinais de estagnação. O populismo de direita, a ameaça de guerras comerciais e o regresso do protecionismo do mais cínico e velado ao mais descarado e ameaçador (como o de Trump) vêm dar ao processo a pior orientação possível. A crítica da globalização é feita pela direita e desta vez não apenas com manifestações mais ou menos anárquicas e violentas, mas antes com consequências políticas graves e sérias, com a ilusão de que alguns empregos serão salvos.

Pode perguntar-se: e o populismo de esquerda? Deste ponto de vista, ou ele é trágico como o de Maduro e não se recomenda a ninguém nem ao mais fanático, ou como no caso de Bernie Sanders nas eleições americanas tem especialmente como foco a globalização financeira, claramente o mau da fita.

O que quer essencialmente significar que a esquerda perdeu o comboio da reforma da globalização e é isso que explica que tenha dado comigo a estar hoje mais próximo da manutenção das condições de comércio livre, pois considero que, por mais interrogados sejam os seus efeitos, serão sempre menos penalizadores do que o protecionismo generalizado. Isso explica também a encruzilhada de estagnação em que a social-democracia se encontra, É necessário por isso aproveitar a oportunidade do momento de espera em que a globalização se encontra para politicamente discutir a fundo a sua reforma progressista.

Sem comentários:

Enviar um comentário