quarta-feira, 25 de maio de 2022

SICILIANO POR UNS DIAS

 

                            (Catedral de Monreale, nas imediações de Palermo)

(Andarilho do planeamento cá dentro e fraco viageiro lá por fora, entre descobrir novos mundos e regressar segunda vez a sítios que causaram muito boa impressão devo confessar que tenho pendido para a segunda das hipóteses. Assim vai ser com alguns dias pela Sicília, não pelo prazer da descoberta informal e não organizada, como o foi a primeira vez, mas numa viagem organizada que é a primeira experiência. Para além da Sicília mais turística, fiquei com a sensação de que o tempo por lá tem outra dimensão, sobretudo naqueles pequenos centros urbanos que parece que permaneceram num limbo histórico de meditação. Conto desta vez com a inspiração de perspetivas da Professora Elvira Mea, para trazer à viagem organizada um espírito mais informado sobre o passado histórico e sobre o tempo longo daquele território.)

Trata-se, por isso, de uma curta introdução a um período de alguns dias, sobre os quais nada posso dizer antecipadamente sobre a minha capacidade local de blogar.

Inicialmente, antes dos confinamentos, a viagem tinha sido antecipada como uma oportunidade de rever lugares sobre os quais a minha visão impressiva se deteve mais, como a ambiência inigualável de Palermo e também para tentar perceber in loco o mundo de Camilleri, visto pelas aventuras do Comissário Montalbano, jovem e adulto, na série esplêndida da RAI, passada há tempos em diferentes períodos na RTP 2. Uma das máximas de Montalbano é que enquanto se aprecia gustativamente a comida e o vinho não se fala, simples deve usufruir-se da dádiva de poder desfrutar de iguarias tais, dos anti-pasti a outros prolongamentos e complementos, sempre com o mar como foco de variedades gastronómicas. Não vai poder ser assim, esse roteiro fica para outra oportunidade, se houver energia e saúde para isso.

Com a companhia de Amigos de sempre, espero descobrir novas ambiências, não ao saber do improviso e da descoberta do momento, mas agora subordinado ao profissionalismo de quem organiza. Dará para comparar.

Até daqui a uns dias, mas pode ser que as condições de internet e a inspiração dos lugares justifiquem alguns posts numa de descontração reflexiva.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário