terça-feira, 30 de abril de 2019

CAIRÁ O PODER DE MADURO?



(Aquilo que parece ser uma jogada de antecipação de Juan Guaidó, tentando precipitar os acontecimentos apelando a uma sublevação global das Forças Armadas e a uma marcha libertadora da população, está por demonstrar em que condições de informação e negociação ocorreu. À medida que os acontecimentos se precipitam, cada vez mais me parece um voto pio o apelo ao diálogo e a esperança numa solução político-pacífica para a Venezuela. Bem gostaria de estar enganado.)

Não se imagina que Guaidó tenha partido para uma solução de afrontamento simbólico ao regime de Maduro, indultando e libertando o principal líder da oposição em prisão domiciliária, sem informação e negociações prévias que justificassem a precipitação dos acontecimentos. Guaidó não parece ser um líder irrefletido, tem medido bem os passos que dá e se avançou temerariamente isso poderia representar um afunilamento preocupante de posições. Imagina-se também que complexas e obscuras negociações de política internacional estarão a ocorrer, num xadrez que inclui também a cada vez mais isolada Cuba. Não são ainda claras as posições de países como a Rússia e a China, não necessariamente com posições convergentes e muito provavelmente é nessa base que Nicolás Maduro vai encontrando algum apoio tático, já que neste momento tudo leva a crer que Maduro tem o poder por um fio. DE qualquer modo, pareceu-me um pouco patética e preocupante pelo vazio que comporta a posição de espera de Guaidó, aguardando pelo engrossar das multidões e pela chegada de mais militares desavindos com Maduro.

Mas isso não significa que os corpos pretorianos de apoio ao cada vez mais isolado líder chavista da Venezuela, que são sempre os que têm mais a perder em processos abruptos de destituição, não se estejam a preparar para um afrontamento sanguinolento e fortemente repressivo. Aliás, os apelos da diplomacia ao diálogo e à negociação política tendem a transformar-se, à medida que a situação se deteriora, no mais puro “wishful thinking”, pio e bondoso, mas inconsequente. Na verdade, os jogos de tensão que se desenvolvem regra geral neste tipo de situações quebram normalmente pelos menos resistentes à guerra de nervos e quando alguém quebra a precipitação da violência e da guerra civil tornam-se inevitáveis, quedando as esperanças limitadas a um enfrentamento tão curto no tempo quanto o possível.

A não ser se for forçado pelos interesses políticos maiores que se movimentam na zona, esperar que Maduro ceda aos apelos do diálogo e da negociação política é uma pura declaração de intenções. Forçar Maduro a partir de dentro com manifestações massivas de massas parece-me muito arriscado e forçar a partir de fora pode ser rapidamente lido como uma não recomendável ingerência externa. Por isso, à medida que a situação se vai tornando mais tensa a probabilidade do confronto entre militares e milícias de Maduro e o apoio popular a Guaidó vai-se intensificando até ao inevitável.

Num contexto desta natureza, a candura de Catarina Martins sobre o regime de Maduro soa a canto de beata. Já o discurso do PCP soa a velho sabidola que não abdica casmurramente de marcar a sua posição mesmo que a casa esteja a cair de pobre e prestes a desabar.

Sem comentários:

Enviar um comentário