sábado, 27 de abril de 2019

EUROPEIAS, QUEM AS VALORIZA?



(As eleições europeias que se avizinham a toda a brida dificilmente trarão a pedrada no charco que a construção europeia precisaria, facto agravado pela relevância que as legislativas espanholas do próximo domingo do ponto de vista dos cenários de reconstrução/decomposição da direita. Mais ainda, a grande probabilidade dos britânicos irem a jogo num cenário de quererem sair torna rocambolesco o que já era um pouco deprimente.)

Há por aí analistas que associam as próximas eleições europeias a uma espécie de cataclismo político ditado pelo reforço da posição dos eurocéticos agora claramente misturados com direitas assustadoras e fascizantes que se avizinha para a nova câmara. Só não alinho com essa perspetiva porque ela pressupõe uma mudança disruptiva e brusca, quando o que temos é uma progressão larvar que se vê à distância já há algum tempo e que terá, tudo o indica, uma maior expressão representativa no universo dos deputados europeus. O problema não está nessa possibilidade. Está antes na progressão de pensamento e ação que o populismo anti-europeu de direita tem vindo a concretizar perante uma passividade política que, pela ação e não apenas por discursos de preocupação, mais ou menos retóricos, deveriam ter combatido há bem mais tempo. Nessa medida, a nova câmara não refletirá senão o verdadeiro estado da arte da política europeia medida pelos seus barómetros nacionais. Lá teremos um Partido Popular Europeu que continua a fazer de conta que não vê a sua progressiva invasão por perspetivas políticas ameaçadoras da liberdade (tal como o PP espanhol germinou no seu seio o VOX ultra-franquista). Lá teremos os socialistas e sociais-democratas que ainda não depuraram do seu seio o blairismo mais bacoco e seduzido pelas sereias do mercado e que não expurgaram o espírito do Tratado orçamental. Teremos certamente a aliança populista e eurocética, com Le Pen, Salvini e quejandos, reforçada com com pelo menos duas formações, mais estruturada, com maior ambição de destruição de coisas, mais ameaçadora. Pode parecer incómodo mas o problema está criado e os eleitorados nacionais não são ficções.

Que novidades poderão emergir para além da ameaça de quem quer destruir a União aparecer representada numa das instituições mais relevantes da mesma? Não imagino que Verdes, o grupo da esquerda da ECR ou mesmo os Liberais possam emergir com resultados surpreendentes face à representação que hoje conservam no Parlamento.

Nestas eleições de maio de 2019, existe a particularidade de eleições com grande significado político futuro se realizarem quase um mês antes. O que não será despiciendo, sobretudo se a extrema-direita espanhola conseguir um resultado acima dos 10%. E há esse paradoxo dos britânicos irem a votos para as Europeias em plena desconstrução do Brexit ou do quer que seja que veja a formar-se.


Por isso, compreendendo o apelo ao voto pelos valores positivos da União contra os que tão só a querem destruir ou degradar, não antevejo que vá formar-se uma câmara capaz de liderar um movimento de pressão significativa sobre os diretórios da Comissão. Pior do que isso, tal como se perfilam, as eleições de Maio não têm trazido à opinião pública europeia qualquer debate que se veja sobre os verdadeiros problemas da União, sobretudo sobre a delicada relação entre as identidades europeia (existe?) e nacionais. Ou seja, mais uma oportunidade que se perde no emaranhado dos eleitorados nacionais. Parar para consolidar, não ignorando a hipótese de recuo estratégico, ou avançar para a emergência de instituições verdadeiramente comunitárias (hipótese cada vez mais sem condições para algumas realizações-bandeira) ou investir na criatividade para novos desígnios continuam a ser coisas longínquas sem qualquer expressão nas decisões de voto dos que irão às urnas tentar aumentar a taxa de participação cujo declínio (ver gráfico acima) é assustador.

Sem comentários:

Enviar um comentário