quinta-feira, 4 de abril de 2019

CAIU-LHES A MÁSCARA DISFARCE!



(Se dúvidas, ingénuas direi eu, houvesse sobre o real contributo dos Trabalhistas britânicos para alterações consistentes à esquerda e na social-democracia, elas dissiparam-se. É este o mundo que temos.)

Já por repetidas vezes me tenho referido às profundidades cavernosas que vão se constituindo em torno da liderança de Jeremy Corbyn do Labour. O homem continua a pensar que está nos anos 70 ou mais para trás o que, bem lá no fundo, é uma réplica à escala sindical da ilusão de que o poder imperial ainda paira pela Britânia, tão do gosto de alguns Conservadores. A reciprocidade de tal tradicionalismo explica em parte o beco sem saída em que os Brexiters fizeram mergulhar a vida política no Reino Unido. É que nenhum dos partidos que têm passado pela governação assentam em energias e ideias suficientemente frescas para dar a volta à situação.

Nestes dias, o Twitter tem estado ao rubro com a explicitação por parte de Corbyn e seus seguidores de que após a saída da União Europeia o Labour alinhará com a política de acabar com a liberdade de movimento de trabalhadores. Pelo que tenho lido, os sinais de discórdia e de revolta com esta tomada de posição anunciam o pior em termos de futuro e rejuvenescimento do Labour. Para além disso, imagino as implicações de uma tal posição sobre o arranjo de situações para um BREXIT suave, pois o afunilamento de alternativas é cada vez mais manifesto.

Sem comentários:

Enviar um comentário