Recorro ao desabafo de um aluno perante um professor que perorava a altíssima velocidade para exprimir a minha perplexidade perante a rapidez com que em Portugal o que é verdade hoje pode facilmente deixar de o ser amanhã (uma máxima que eternizou o vimaranense Pimenta Machado). Sobretudo se as pressões políticas se fizerem sentir em todo o seu esplendor presidencial e primo-ministerial.
De facto, onze breves dias bastaram para a DGS de Graça Freitas passar de uma posição a outra (inoculação limitada a jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades, primeiro, e vacinação universal dos adolescentes, a partir de ontem), sublinhando, porém, tratar-se de uma “decisão técnica” assente em “novos dados”. Sendo que, pelo meio, pairavam as promessas parlamentares de António Costa e as pressões (já vindas de mais longe, sublinhe-se em abono da verdade) de Marcelo — como sublinha hoje João Cândido da Silva no “Expresso Curto”, “quando decisões técnicas vão ao encontro da vontade dos titulares dos cargos políticos, a harmonia celestial ganha fortes possibilidades de se instalar no país”...
Aqui chegados, e sem mais delongas, o que importaria verdadeiramente seria entender o que pode ou não justificar cientificamente a “pirueta” da DGS. Matéria sobre a qual os especialistas se dividem (como sempre) e só António Costa considera indiscutivelmente comprovada: os concordantes com a mudança reconhecem que a decisão foi política (apesar de conter uma “pincelada técnica”), enquanto outros mais críticos salientam o erro de “mensagens contraditórias” e, em máximos, que se trata de “um momento muito triste na história da autoridade de saúde nacional, cujas consequências são imprevisíveis”. Mas lá vamos, cantando e rindo... sempre insistindo em lutar contra ventos e marés inventados ao invés de caminharmos ao sabor do conhecimento e da transparência.
Gran testimonio de cómo obtuve mi préstamo Tengo un mensaje muy importante para compartir con todos los que necesitan un préstamo de un prestamista genuino. Estoy feliz de compartir esta nota con todos después de lo que mi esposa y yo pasamos en manos de unos matones patéticos que decían ofrecer algún tipo de préstamo. Es muy difícil conseguir un prestamista genuino y gracias al mejor prestamista que me ayudó con el préstamo, comuníquese con ellos si necesita un préstamo y vuelva para agradecerme más tarde. te prometo que no te defraudarán. correo electrónico de contacto: - (pedroloanss@gmail.com) gracias.
ResponderEliminarnazgul william ...