(O projeto The Literacy Project fornece alguns dados aterradores sobre a América mais profunda. Dá para através dessa informação compreender muito do “divide” que atravessa a sociedade americana, designadamente o crescimento do fosso entre os talentos, estratosféricos ou não, e a grande massa desqualificada que parece não se importar muito com essa barreira. Estes números deveriam estar sempre presentes para compreender o que poderíamos designar “pós American dream”.)
Os números são aterradores e falam por si, citados por Anne Nelson: @anelsona:
- 45 milhões de americanos podem ser considerados em situação de iliteracia funcional, não sendo capazes de ler a um nível de exigência superior ao do quinto grau (nível);
- 50% dos adultos não é capaz de ler um livro escrito a um nível de oitavo grau;
- 57% dos estudantes falham o teste padrão em inglês utilizado na Califórnia;
- Só um terço dos indivíduos que obtêm o quarto grau atingem o nível de proficiência em leitura;
- Só 25% dos estudantes inscritos nos sistemas escolares da Califórnia têm competências básicas em leitura;
- 85% dos jovens que praticaram infrações da lei revelam problemas de leitura;
- 60% das pessoas em situação de prisão não sabem ler;
- 75% das pessoas cobertas pelo sistema social não sabem ler.
Em qualquer país com um modelo socialmente decente, estes desafios representariam um desafio gigantesco à qualidade e incidência do sistema público de educação.
Mas os EUA não são esse país e a educação pública vive em agonia.
Muita coisa fica assim mais clara, sobretudo com a perpetuação desta situação.
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