quarta-feira, 6 de julho de 2022

PANDEMIA E INFLAÇÃO: A TEMPESTADE PERFEITA EM TERMOS DE DESIGUALDADE

(Alertámos neste blogue para a evidência pré-pandemia de que a desigualdade avançava célere nas economias mais maduras e avançadas do Ocidente, embora no plano da economia global, admitindo que não havia países ou estados e os rendimentos eram ordenados dos mais pobres para os mais ricos, se atravessasse um período de alguma melhoria, com melhorias na pobreza sobretudo na Ásia e o crescimento de uma classe média com a China à cabeça como elemento motor. Esse aumento de desigualdade teve os seus fatores explicativos, aos quais por razões de tempo e dimensão de texto não voltarei. Ora, o que sabemos hoje é que, sem tempo ou margem de manobra das políticas públicas para contrariar o problema, a pandemia e agora mais presentemente a inflação vêm agravar significativamente o problema, numa espécie de tempestade perfeita e cumulativa de causas, com a Guerra de permeio.)

A OXFAM espanhola, OXFAM Intermón, acaba de publicar um texto oportuno e curioso que se designa nada mais nada menos “LA DESIGUALDAD NO SE VA DE VACACIONES”. No centro dessa tempestade, está obviamente a inflação de que algumas causas podem ser reportadas à incidência da pandemia mas que agravam substancialmente os efeitos de desigualdade que esta e os confinamentos tenderam a produzir, apesar das meritórias intervenções públicas de correção de situações sociais mais graves.

Pelo menos do ponto de vista da desigualdade funcional entre salários e lucros, por mais simplista que este modelo possa parecer, a inflação tende regra geral a degradar a repartição do rendimento, penalizando salários. A razão é simples. Com maior ou menor dificuldade em função do seu poder de mercado e de fixação de preços, as empresas acabam por conseguir repercutir para a frente o aumento de preços que sofrem a montante. Já os salários, começando pelos contratualizados, enfrentam alguma rigidez contratual de revisão de montantes e os que não são contratualizados e assentam em regimes precários tendem por maioria de razão a ter extrema dificuldade em concretizar a chamada correção monetária. Mas não só no plano funcional da repartição do rendimento isso acontece. Também no plano da repartição pessoal, a perda de poder de compra atinge sobretudo os grupos com menor capacidade social de negociação.

Como sempre acontece em comparação com a situação portuguesa, em Espanha as coisas piam sempre mais fino. Não por acaso, Nuñez Feijoo, o novo líder do PP, confessava desassombradamente que a inflação e os seus efeitos na sociedade espanhola bastariam por si só para degradar a posição do Governo de Sánchez e colocá-lo perante a necessidade de eleições antecipadas.

O estudo da OXFAM Intermóm avança com alguns elementos, reportados a maio de 2022, que anunciam essa tempestade perfeita: (i) estima-se que as famílias de mais baixo rendimento sejam 30% mais penalizadas com o aumento de preços do que as famílias mais ricas; (ii) nessas famílias de menos recursos, cerca de um terço dos seus rendimentos são destinados a pagar a fatura energética; (iii) para um mesmo cabaz de compras, a capacidade de poupança das famílias de rendimentos mais baixos será degradada 3,5 vezes; (iv) e, para as classes médias, se antes do aumento de preços pelo menos metade conseguia poupar alguma coisa, essa capacidade será reduzida para apenas 30% das famílias de classe média.

Em Espanha, o que me parece ainda mais preocupante é que a chamada inflação subjacente, a que não tem em conta os aumentos de preços de bens alimentares e de produtos energéticos, está ela também a rondar os 5% (dados de maio de 2022). A tempestade perfeita está no facto de serem por isso os que chegaram a esta crise inflacionário exaustos, descapitalizados, com maior exposição à doença os que vão ser mais atingidos pela natureza desigual da inflação.

Retiro deste contexto, extrapolando a partir de Espanha, que ainda não estaremos em tempo de desarmar as políticas sociais de largo espectro, trazidas pela recuperação dos dados da crise das dívidas soberanas e pela incidência da pandemia. Que se danem os que pensariam num desarmamento mais rápido e efetivo desse arsenal de políticas sociais. O longo período de agravamento da desigualdade que se avizinha recomenda o contrário.

Nota final:

O título do estudo da OXFAM Intermón é sugestivo, mas não devemos ignorar que pelas razões apontadas no "informe" uma grande parte da população mais atingida pelos efeitos inflacionários só terá as suas "vacaciones" no plano da imaginação.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário