quarta-feira, 29 de março de 2023

ESTARÁ O SOFTWARE NO SEU MOMENTO GUTEMBERG?

 

                                                            (Paul Kedrosky &Eric Norlin) (1)

(Tenho-me esforçado na minha reduzida margem de intervenção por tentar mostrar que os jargões hoje generalizadamente utilizados de transformação ou transição digital estão muito longe de representar as mudanças em que o mundo está envolvido e, atendendo à nossa abertura e exposição globais, que nos vão tocar inevitavelmente à porta. A revolução tecnológica em curso tem-se manifestado por impulsos de que a robotização e a automação já foram os presumidos motores, mas que agora tem a inteligência artificial (IA) a liderar esse impulso. A IA é uma revolução excelente para explicar o meu ponto de compreensão necessária da relação existente entre mudança tecnológica, inovação organizacional e melhoria de qualificações/competências, que procuro descrever no esquema imediatamente abaixo, um pouco tosco, mas é artesanal. Além disso, o conhecimento dos rumos dos efeitos que iremos poder associar à IA estão nos primórdios do conhecimento. No post de hoje, trago o contributo de dois tecnólogos americanos que apontam um dos grandes efeitos surpresa da IA, nada mais nada menos do que os concretizados no interior do próprio mundo da tecnologia, afetando o seu coração, a indústria e os profissionais de software. Agarrem-se bem pois termos navegação altamente instável.)

 


A primeira nota prende-se com a razão pela qual os efeitos concretos da inteligência artificial estão ainda nos primórdios do conhecimento. Em meu entender, conhecemos mal, ainda, a relação entre a mudança tecnológica propriamente dita (a IA nas suas diversas manifestações) e as adaptações ou revoluções organizacionais com as quais tenderá a coevoluir. E, por isso, tenho defendido cautela e precaução no modo como se antecipam as mudanças de qualificações e de competências necessárias, já que será da relação IA-organização que decorrerão as principais alterações em matéria de postos de trabalho, de qualificações e de competências para os preencher.

Por isso, é natural que durante este percurso ainda fortemente indeterminado tenhamos que gerir e acomodar algumas surpresas, inesperadas ou não consoante o modo como acompanhamos ou estamos embrenhados nestas questões.

O contributo que trago para o post de hoje tem origem em dois quadros da SV Ventures (base em Singapura), Paul Kedrosky e Eric Norlin e falam de um momento Gutenberg para a indústria de software. O tema é sugestivo e coloca o software, neste caso a manifestação de IA  baseada nos Large Language Models (LLM) tipo ChatGPT, cuja aplicação e resultados tem inundado a imprensa internacional, no coração da sua própria disrupção. Por outras palavras, a IA prepara-se para arrasar os principais elementos de organização da indústria de software, programas, programadores e software houses. É como se dentro de um dado sistema se formasse um elemento cujo desenvolvimento tenderá a revolucionar o próprio sistema.

Entre outras minudências, os softwares tipo ChatGPT podem ser interrogados e fornecer códigos de programação, com impacto significativo nos profissionais de programação.

Dois elementos interessantes que os quadros da SVK (2) nos trazem.

Em primeiro lugar, os elementos conhecidos de relação entre avanço do conhecimento e redução dos custos de produção de software levam os autores a falar de uma transição irreversível entre tempos de ciclos de dimensão para outros em que tudo muda e a cada vez mais velocidade. O gráfico que abre este post anuncia que o próximo colapso de custos tecnológicos irá acontecer no universo do software.

Em segundo lugar, o gráfico abaixo tem uma representação simples de dois eixos em que as variáveis são a previsibilidade das mutações e a sua gramaticalidade, ou seja, neste último caso a existência de regras que possam comandar os processos de automatização e de aprendizagem inteligente que os ditos ChatGPT permitem concretizar. No quadrante de efeitos mais devastadores, os engenheiros de software estão em companhia de outros profissionais, tais como gente que trabalha no domínio da fiscalidade, dos call centres e dos contratos.

 


Ou seja, navegação instável e que recomenda alguma precaução no desenho de novas qualificações.

Para memória futura.

(1) https://skventures.substack.com/p/societys-technical-debt-and-softwares 

(2) https://opengovsg.com/corporate/202023658M

 

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