terça-feira, 21 de março de 2023

INCONGRUÊNCIAS DA FELICIDADE

 


(Não é seguramente por falta de índices alternativos que a busca de uma nova medida do desenvolvimento que vá além do Produto Interno Bruto per capita será feita em vão. Existem indicadores para todos os gostos e feitios. O índice de felicidade dos países que o World Happiness Report (1) costuma publicar está nesse campo. Vale o que vale e considera dimensões como o rendimento, a saúde, poder contar com a ajuda de alguém, ter um sentido de liberdade nas escolhas cruciais da vida, a generosidade e a perceção de ausência de corrupção. Sem surpresa os países escandinavos surgem regra geral bem classificados neste índice. É o caso do índice agora publicado e que cobre a média de 2020 a 2022. A Finlândia ocupa o lugar cimeiro e o abnegado e globalmente infeliz Portugal ocupa o 56º lugar logo acima da Grécia e da Coreia do Sul.

 


O post é curto e não pretende chegar a grandes elaborações sobre a hierarquia de países a que este índice nos conduz.

O meu objetivo é simplesmente o de dar conta de um tweet assassino (2) de Branko Milanovic a propósito do pódio deste índice (Finlândia 1º, Dinamarca 2º e Islândia 3º).

Como explicar que a Finlândia, a Islândia e a Dinamarca que estão no top 3 dos países mais felizes no mundo sejam também o décimo, o primeiro e o nono no consumo per capita de antidepressivos? Será que tomam o comprimido antidepressivo antes de responder ao inquérito?”

Bastante contundente, não acham?

(1) https://worldhappiness.report/

(2) https://twitter.com/BrankoMilan/status/1638061531660156930?cxt=HBwWhICwrZiSyLstAAAA&cn=ZmxleGlibGVfcmVjcw%3D%3D&refsrc=email

 

Sem comentários:

Enviar um comentário